PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de março de 2005

UM POUCO DE HISTÓRIA

ANO LXII - Domingo, 13 de março de 2005 - No 3098

UM POUCO DE HISTÓRIA

Você sabia que o primeiro culto protestante na América do Sul foi realizado não em português, mas em francês?

No dia 10 de março de 1557, portanto, exatamente há 448 anos, na pequena Ilha de Villegaignon, na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, numa quarta-feira, o Rev. Pedro Richier, 50 anos, pastor calvinista, dirigiu a liturgia e pregou sobre o salmo 27:4 - "Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor, e meditar no seu templo."

Nessa época, Martinho Lutero havia falecido há onze anos e João Calvino estava com 48 anos. Você sabia que este reformador envolveu-se pessoalmente na empreitada francesa no Brasil, enviando jovens missionários suíços ao Rio? E que o forte construído pelos franceses na Ilha Villegaignon recebeu o nome de Forte Coligny, em virtude do indispensável apoio do Almirante Coligny, calvinista francês, à instalação da França Antártica?

Você sabia que o Almirante Villegaignon participou da organização da primeira comunidade evangélica abaixo da linha do Equador, no dia 21 de março de 1557 e mesmo não sendo crente ele tomou a ceia? Logo em seguida ele se opôs ao grupo de evangélicos, mandou executar três deles e ficou conhecido como o "Caim da América".

Sem dúvida, este é um mês histórico, quando comemoramos a data do 1º culto evangélico no Brasil e no dia 11 de março de 1822, há 183 anos, na cidade de São Paulo, o nascimento de José Manoel da Conceição, que mais tarde seria o primeiro ministro evangélico brasileiro e o primeiro pastor presbiteriano.

Você sabia que foi realizado, durante o mês de março de 1866, o primeiro culto na cidade de Sorocaba, na casa da família Bertoldo? Que o Rev. Conceição visitou dentre centenas de outras cidades: Caçapava, Taubaté, Barra Mansa e que a maior parte desse trajeto foi percorrido a pé? Foi também em março de 1867 que ele visitou Ouro Fino, Borda da Mata, Pouso Alegre e Santana do Sapucaí.

O pregador andarilho enfrentou tremendas perseguições. Em Pindamonhangaba, numa fazenda, foi expulso pelo fazendeiro com um chicote e cães que eram atiçados contra ele. Ficou gravemente ferido. Na cidade de Campanha foi deixado como morto no meio da estrada, após ter sido apedrejado. Perto de Piraí, ao anoitecer, não tendo onde ficar, abrigou-se próximo a uma residência, à beira da estrada. Ali foi preso por três dias, como indigente, porque estava descalço e mal vestido.

Valorizemos nossa história, lembrando que a recomendação bíblica é esta: "exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos." Jd. 3

Rev. Rubens

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.