PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de março de 2005

MAS DE FATO CRISTO RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS

ANO LXII - Domingo, 27 de março de 2005 - No 3100

"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos..."

Há quase dois mil anos, irrompeu na História algo absolutamente novo debaixo do sol, para quebrar a monotonia anunciada pelo sábio Salomão em Eclesiastes (veja 1.9): Jesus de Nazaré, chamado Cristo pelos seus discípulos, ressuscitou dentre os mortos!

A ressurreição de Jesus Cristo não foi uma fraude arquitetada pelos seus discípulos, como os religiosos da época quiseram fazer acreditar, ao subornarem os guardas para noticiarem essa mentira (Mt 28.13); nem é algo que deve ser entendido de forma poética ou alegórica, um fato que ocorre apenas no "coração daqueles que amam a Jesus". A ressurreição é um fato histórico, ocorreu no tempo (no ano 30 d.C.) e no espaço (em Jerusalém, na Judéia). Se você estivesse lá, juntamente com João, Pedro e Maria Madalena, poderia ter tocado em Jesus, pois não se tornou um fantasma: seu corpo morto voltou à vida, e em carne e osso, antes de ser assunto aos Céus, passou quarenta dias com seus discípulos, comendo e alegrando-se com eles.

Aqueles que não crêem na ressurreição de Cristo padecem do mesmo mal que, a princípio, também deixou incrédulos os próprios discípulos: uma má-compreensão das Escrituras. Afirma o apóstolo João, a respeito deles: "Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos." (Jo 20.9). Mais do que um fato histórico, a ressurreição de Cristo era uma necessidade teológica: Jesus, o Cordeiro de Deus, não tinha pecado. A morte não tinha direito de vencê-lo. Sua morte foi expiatória: Ele entregou-se no lugar de seu povo, tornando-se Mediador da nova aliança entre Deus e os seus eleitos, conquistando para eles eterna redenção (Hb 9.15). Quando os discípulos compreenderam isso, deixaram de lado todo medo de que lhes acontecesse o mesmo que sucedeu ao seu Mestre; tornaram-se invencíveis testemunhas da vitória de Cristo sobre a morte!

A ressurreição de Cristo dá um novo sentido à vida daqueles que experimentam seus efeitos. Se Cristo não houvesse ressuscitado, argumenta o apóstolo Paulo, seriamos os mais infelizes de todos os homens... afinal, que esperança nos restaria!? (1Co 15.17-19). Mas Cristo de fato ressuscitou! E sua ressurreição nos assegura mais do que a vida eterna: aqueles que estão em Cristo morreram juntamente com Ele para o pecado, e ressuscitaram com Ele para uma nova vida no Espírito, cheia de paz com Deus e liberdade para uma nova obediência, vida que tem como missão testemunhar ao mundo a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.

Que Deus lhe dê a graça de experimentar em sua vida os efeitos maravilhosos da ressurreição de Cristo, transformando você também em uma testemunha da vitória do Cordeiro!

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.