PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de dezembro de 2004

A ORIGEM DOS HINOS NATALINOS

ANO LXII - Domingo, 05 de dezembro de 2004 - No 3084

2º Domingo do Advento

A ORIGEM DOS HINOS NATALINOS

As canções de Natal tiveram sua origem no dia do nascimento de Cristo:

"E subitamente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem." (Lucas 2:13 e 14)

Entretanto, durante muitos séculos, pouco se cantou no Natal. Os hinos religiosos se tornaram profundamente teológicos e eram só escritos em latim. Raramente comunicavam ao povo.

No século XIII, um discípulo de São Francisco de Assis chamado Jocopone da Todi, resolveu escrever uma série de hinos da natividade, considerados até hoje como grande expressão de fé, que demonstraram a ternura, a intimidade e alegria de Cristo - sentimentos estes tão bem expressos por São Francisco de Assis. Com estes hinos escritos em italiano, rompeu-se a tradição. Muitos outros apareceram em toda a Europa, escrevendo cânticos semelhantes, nas línguas de cada país. A Inglaterra foi a nação onde estes hinos natalinos mais se desenvolveram. Em 1430, Hohn Audelay publicou uma coleção de vinte e cinco cânticos de Natal. De lá para cá, hinos de Natal têm surgido em todos os paises e línguas do mundo.

Dentre os mais conhecidos cânticos de Natal estão "Vinde Fiéis" (Adeste Fidelis) e "Noite de Paz (Stille Nacht). É impossível determinar a origem de "Vinde Fiéis", mas é um dos mais conhecidos e apreciados hinos de Natal, sendo comum a católicos-romanos e evangélicos-protestantes. Primitivamente foi usado como cântico processional, depois serviu de ofertório nas cerimônias religiosas e, no fim do século passado, passou a ser cantado por ocasião da bênção nas festas do Natal. "Noite de Paz" é a mais conhecida e amada canção de Natal na língua alemã. Sua origem data do Natal de 1818. Numa vila dos Alpes da Áustria, o órgão da Igreja de Obemdorf não estava funcionando e não poderia ser usado no culto da véspera do Natal. Joseph Mohr decidiu, então, escrever um novo hino; ele escreveu o texto e pediu ao organista Franz Gruber, que fizesse a música. A composição foi usada aquela noite, cantada a duas vozes com acompanhamento de violão.

Nos cânticos natalinos toda a humanidade se une para celebrar a Cristo Jesus, aquele que veio para o mundo salvar. Que estes hinos possam glorificar o Salvador Jesus, e que ele possa nascer e reinar em nossos corações!

(Rev. João W. Faustini-Adaptado)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.