PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de novembro de 2004

A HORA É A HORA, DEPOIS DA HORA NÃO É MAIS HORA

ANO LXII - Domingo, 21 de novembro de 2004 - No 3082

"A hora é a hora, depois da hora não é mais hora"

Com estas palavras o saudoso Rev. Boanerges Ribeiro dava um simpático "não" ao aluno que queria entrar atrasado em sala de aula ou entregar um trabalho fora do prazo.

Em quantos trabalhos da igreja você ficaria de fora se fosse usado o mesmo argumento? Aliás, imagine o irmão, quantas bênçãos sobrariam, se Deus descontasse da sua "folha de bênçãos espirituais" as faltas e atrasos nos trabalhos da Sua igreja.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" (Ec 3.1). Após dizer esta verdade, Salomão exemplifica com muitas situações do dia a dia. Um aspecto que Salomão não citou, mas que nem por isso deixa de estar implícito é: "Tempo de sair e tempo de entrar".

Devemos ser mais cuidadosos com a questão "tempo". O nosso Deus é Deus de ordem e organização (vide as Suas obras) e certamente não fica satisfeito quando relaxamos na sua obra (Jr 48.10), chegando atrasados.

Um outro importante aspecto abordado por Salomão é que há "tempo de estar calado e tempo de falar" (Ec. 3.7). Certamente, quando estamos no Templo (lugar consagrado para o Culto Público), minutos antes do culto, não é "tempo de falar". Aliás, o sábio Salomão, ainda no livro de Eclesiastes, exprimiu esta verdade de maneira maravilhosa:

"Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras". (Ec. 5.1-2)

Assim, lembrando do conselho do apóstolo Paulo ao falar sobre Culto: "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem" (1Co 14.40), sejamos sábios: fazendo o possível para sermos pontuais nos trabalhos da Igreja (com alguns minutos de antecedência para se preparar melhor) e não conversando dentro do templo, mas preparando-nos para o momento mais importante de nossa semana. Certamente ao agirmos assim, nosso culto (tanto o particular quanto o comunitário) será mais agradável ao Senhor.

Que Deus nos ajude!

Rev. João Paulo Thomaz de Aquino

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.