PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de junho de 2003

ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO

ANO LXI - Domingo, 22 de junho de 2003 - No 3008

ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos
para serem cancelados os vossos pecados". At 3.19

É interessante notar que o texto acima fala de arrependimento, não de remorso. Remorso é um falso arrependimento. Ter remorso não implica em mudança de atitude. É um sentimento passageiro. É uma implosão emotiva. Não é restaurador. Conheço uma pessoa que traiu sua esposa várias vezes, e a cada vez se dizia arrependido. Na realidade o que ele experimentava era a sensação do remorso, amarga, porém não redentora. Um notável exemplo de remorso encontramos na pessoa de Judas Iscariotes. O evangelista Mateus registra que "tocado de remorso" Judas foi e enforcou-se. O apóstolo Pedro, ao contrário de Judas, é certamente um dos melhores exemplos bíblicos de arrependimento. Arrependimento pressupõe reconhecimento do erro e o desejo incontido de abandoná-lo. Implica em mudança de rumo, de atitude.

Fátima era uma jovem oriunda de família humilde e sofrida. Embora por tradição se declarasse cristã, conduzia sempre uma arma na bolsa e ódio no coração. Até o dia em que Jesus entrou em sua vida. Arrependida e convertida, Fátima é hoje uma nova criatura. Ainda guardo como lembrança a faca com a qual ela tentara revidar as agressões de uma sociedade injusta e perversa.

É possível haver arrependimento sem conversão, mas é impossível conversão sem arrependimento. Arrependimento e conversão não são sinônimos. A gente se arrepende de, e se converte a. Procedência e destinação. Arrependimento de nossos pecados, de nossos erros, de nossa desobediência a Deus. Conversão a Cristo, reconhecendo nele "o caminho, a verdade e a vida", o único capaz de perdoar e nos salvar. Converter-me, pois, a Jesus é admitir com sinceridade que eu preciso dele. E que o aceito como meu único e suficiente Salvador.

Finalmente, a conseqüência: minha dívida cancelada! A paz que vem do perdão! A consciência aliviada! Certeza de vida eterna! Livre para servir!

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.