PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de maio de 2003

NO ALTAR DE NOSSAS VIDAS

ANO LX - Domingo, 25 de maio de 2003 - No 3004

NO ALTAR DE NOSSAS VIDAS

Levítico é um livro rico em curiosidades. Nele vemos o contraste entre a santidade de Deus e a pecaminosidade do homem. Nele vemos que a expiação é a única maneira pela qual o homem que ofendeu a santidade do Senhor pode voltar à Graça. O sangue era considerado a sede do princípio vital, daí o seu valor expiatório. O cenário ali descrito é muito estranho para um gentio dos dias atuais. O sacrifício de um animal era suficiente para pagar e apagar os erros humanos? Não, claro que não. Entendemos que esse tipo de sacrifício era apenas simbólico e apontava para o sacrifício perfeito e final que teria como altar a cruz do Calvário.

Desse livro maravilhoso queremos destacar uma lição contida no capítulo 6 versos 8 a 13. No altar, que ficava no átrio em frente ao tabernáculo, o fogo nunca deveria se apagar. O verso 12 diz textualmente: "O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar, não se apagará..." Esta declaração foi prescrita como um lembrete: primeiro, da presença de Deus; segundo, da necessidade que o povo tinha de uma contínua purificação de pecados. Mas para que o fogo não se apagasse era necessário que duas coisas fossem feitas diariamente: remoção da cinza e reposição da lenha!

Podemos estabelecer uma relação entre esse altar e a nossa vida. Também no altar de nossa vida o fogo do amor e da consagração, o fogo do Espírito Santo, nunca deveria se apagar. Contudo, muitas vezes percebemos que o fogo da adoração se apagou. Não temos mais a alegria do primeiro amor; não temos mais o gosto de ler as Santas Escrituras; não temos mais prazer na oração; não falamos mais de Cristo a outras pessoas; não comparecemos ao templo com aquele sentimento do salmista: "Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor". E perguntamos: que nos aconteceu? Muitas vezes, nada de mais grave, apenas a cinza se acumulou em nossa vida! Você já deve ter visto alguém que falava de Jesus com entusiasmo, cantava com vibração, orava com enorme fervor e um dia lentamente se apagou? Ficou frio, indiferente e terminou se afastando?

Cinza é coisa pequena, leve, aparentemente inofensiva, mas quando se acumula pode sufocar a mais bela fogueira, o mais ardente entusiasmo. Se o nosso coração não é purificado diariamente da cinza do pecado, o fogo divino vai se apagar no altar de nossas vidas. Precisamos remover as cinzas, diariamente. Fazemos isto através da oração, do quebrantamento diante do Senhor. Precisamos também repor a lenha. Fazemos isto na leitura diária da Palavra de Deus e na disponibilidade com que atendemos ao chamado para o serviço cristão.

Que o fogo de Deus possa arder sempre, sem nunca se apagar, no altar de nossas vidas.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.