PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de maio de 2003

NISTO PORÉM NÃO VOS LOUVO

ANO LX - Domingo, 18 de maio de 2003 - No 3003

"NISTO PORÉM NÃO VOS LOUVO"

Em sua primeira Epístola aos Coríntios, capítulo 11, orientando a Igreja sobre a participação na Ceia do Senhor, Paulo atesta que o mero ajuntamento de cristãos não é motivo de louvor. O ajuntamento só tem valor quando expressa o amor de vidas comprometidas com Cristo e Sua Palavra.

Como pode alguém crer no Redentor se não vê redenção naqueles que se dizem redimidos? Como pode alguém crer num Deus perdoador se não vê perdão naqueles que se dizem perdoados? Vidas redimidas são depoimentos vivos da ação de um Redentor. Pessoas diferentes, mas unidas em Cristo, são manifestações públicas de um Deus de amor.

Não adianta ter o símbolo quando falta a essência. Em Corinto havia pão e vinho, mas faltava o verdadeiro sentido da Ceia - perdão e comunhão. Isto demonstra que numa mesma pessoa ou comunidade podem conviver virtudes e defeitos, acertos e erros. Não é difícil acontecer a ironia de que um momento de culto, de adoração, seja desvirtuado por conflitos de consciência ou de desamor. O versículo 18 indica o erro e motivo da censura paulina. Havia dissensões, disputas, grupinhos, partidos, que manifestavam diferença de opiniões e conseqüentemente desunião entre os crentes de Corinto.

A simples diferença de opinião e até mesmo diferenças de interpretação da Palavra não são em si mesmas coisas impuras ou erradas, mas é a atitude de antagonismo, de presunção, de desprezo ou de rancor que transtorna vidas, separa irmãos e quebra a comunhão.

A propósito, para os casos de diferença de opinião entre irmãos, Agostinho ensinava aos seus discípulos uma regra de inestimável valor: "Em questões duvidosas, liberdade; nas questões essenciais, unidade; e em todas, caridade".

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.