PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de abril de 2003

DIÁRIO DE UM MILITAR

ANO LX - Domingo, 13 de abril de 2003 - No 2998

DIÁRIO DE UM MILITAR

A multidão em festa gritava palavras de júbilo e exaltação. A cidade fora surpreendida por mais uma manifestação popular que poderia despertar uma intervenção do exército romano, responsável por manter os judeus debaixo do domínio de César.

Mas desta vez fora diferente. A população não reunira-se numa revolta nem a turba agitara-se politicamente. Gritavam palavras de alegria, não de ordem. Falavam termos pouco conhecidos no cenário político mas muito familiares ao linguajar religioso. Tinham uma expressão diferente no rosto e, ao invés de enxadas ou foices, agitavam nos ares galhos de árvores arrancados da vegetação ao redor da cidade. Não agrediram ninguém nem destruíram nada. Pelo contrário, tiravam de si suas capas e as estendiam no chão, numa atitude de quem estava diante de uma autoridade. De fato, não era um líder político. Não montava um cavalo vitorioso numa batalha nem atrás dele não havia um séquito de prisioneiros de guerra mas uma multidão de maltrapilhos e famigerados, marginalizados da sociedade pela pobreza e doença.

Tanto alvoroço por um homem em cima de um jumentinho? O que isso significava?

Mesmo para um homem acostumado a obedecer ordens e lidar com uma população instável e alvoroçada, jamais havia visto algo assim em todos estes anos que sirvo a César na Palestina. Não entendi direito tudo o que eles falaram e muito menos por que a manifestação terminou assim tão de repente quanto começou. Mas algo me deixou inquieto desde então: O que queriam dizer quando se referiram a ele como aquele que vem "em nome do Senhor ? "Seria ele o que costumam dizer "o Filho de Deus"?

Um provável oficial romano de plantão naquele primeiro dia
da semana em algum ano do início da era cristã.

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.