PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de agosto de 2002

DIA DOS PAIS

ANO LX - Domingo, 04 de agosto de 2002 - No 2962

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

DIA DOS PAIS

No próximo domingo estaremos celebrando o Dia dos Pais. À semelhança do Dia das Mães, essa comemoração não foi invenção do marketing moderno para incrementar o comércio. À semelhança do Dia das Mães, o dia dos Pais teve sua origem nos Estados Unidos.

Tudo começou com uma referência feita por Harry C. Meek, presidente do Lions Club de Chicago, sobre a necessidade de homenagear-se o chefe de família. O evento, porém, concretizou-se em 1910 com uma reunião festiva conduzida pela senhora Joan Bruce Dood, de Spokane, em homenagem ao seu pai, William Jackson Smart. Perdendo a esposa ainda jovem, o Sr. Smart dedicou-se com esmero à criação dos filhos, tornando-se modelo de paternidade responsável. Em 1924, Calvin Coolidge, presidente dos Estados Unidos, recomendou a comemoração da data em todo o país.

No Brasil, não há registro da data inicial ou do local dessa comemoração. Mas é perceptível a sua popularização depois de 1954. Também não se sabe o por quê da escolha do segundo domingo de agosto. O fato é que a data pegou e para isto a propaganda comercial muito contribuiu.

A essência, porém, dessa homenagem é valorizar a imagem do homem que sabe zelar, acima de tudo, pela felicidade dos filhos. O pai tem de ser o melhor amigo dos filhos, e os filhos motivo de orgulho para os pais. E para isto deverá haver carinho, dedicação e sacrifício pessoal. Um pai que se preza deve ser respeitado, sem deixar de ser amoroso; exercer disciplina, sem tornar-se um
tirano; ser enérgico sem deixar de ser compreensivo. E sendo um cristão deve transmitir aos filhos sem imposição, mas pela palavra e pelo exemplo, os valores da sua fé. Orar por eles e com eles. Dizer "vamos à Casa do Senhor" e não "vá à igreja". A maior alegria de um pai cristão é ver os seus filhos andando nos caminhos do Senhor, abençoados e sendo bênção para toda a família.

Que assim seja!

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.