PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de agosto de 2002

UMA VIDA ADMIRÁVEL

ANO LX - Domingo, 11 de agosto de 2002 - No 2963

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

UMA VIDA ADMIRÁVEL

Na comemoração dos 143 anos
de Presbiterianismo no Brasil.

Embora conhecesse a Palavra de Deus e tivesse sido consagrado ao Senhor desde a mais tenra infância, Ashbel Green Simonton somente fez sua pública profissão de fé aos 22 anos. Seu pai era médico e político de prestígio em sua cidade no Estado da Pensilvânia. Sua mãe, uma jovem e prendada filha de pastor. Seu pai faleceu quando ele tinha apenas treze anos de idade, deixando aos cuidados da mãe nove filhos, dos quais Simonton era o caçula. Jovem, abandonou seu curso de Direito para fazer Teologia no Seminário de Princeton (1855-1858). Conhecia latim, grego, hebraico, árabe, alemão e aprendeu português ao vir para o Brasil. Chegou aqui solteiro, em 12 de agosto de 1859, como missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Casou - se em março de 1863, ganhou uma filha e perdeu a esposa em julho do ano seguinte. Ela foi sepultada no Cemitério da Gamboa, no Rio de Janeiro. Em 1867, vítima da febre amarela que assolava o país, Simonton faleceu em São Paulo, sendo o seu corpo sepultado no Cemitério dos Protestantes.

Descontando o período de um ano e quatro meses passados em sua terra natal (março de 1862 a julho de 1863), Simonton viveu apenas sete anos no Brasil. Nesse curto período de tempo, fundou a primeira Igreja Presbiteriana (1862), o primeiro jornal evangélico publicado no país (1864), o primeiro Presbitério (1865) e o primeiro Seminário Teológico (1867). Ao longo do seu curto
ministério, numa época em que ser protestante era ser estigmatizado como herege, recebeu 70 pessoas à comunhão da Igreja e ordenou ao sagrado ministério o primeiro pastor brasileiro, o ex-padre Rev. José Manoel da Conceição.

Em plena Baía da Guanabara, após cinqüenta e cinco dias de viagem no Banshee, um navio mercante, Simonton registrou em seu diário: "Já me desfiz da indumentária marítima; dei-a ao camareiro, que me prestou bons serviços na viagem. Estou pronto para o desembarque". De fato, ele se desfez muito mais do que a sua roupa de viagem. Ele se desfez do conforto e segurança do seu lar materno para se gastar e deixar-se gastar na espinhosa e gloriosa missão que abraçou: anunciar ao povo brasileiro que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador!

Compilado pelo Rev. Eudes.

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.