PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de dezembro de 2001

EMANUEL

ANO LIX - Domingo, 16 de dezembro de 2001 - No 2929

Terceiro domingo do advento
EMANUEL

Emanuel quer dizer: "Deus conosco". Vimos, através desta expressão, que Deus não abandonou a Sua criatura, mesmo levando-se em consideração o pecado que a afastou do seu criador. Jesus Cristo fez-Se nosso pontífice, isto é, ligou-nos a Deus novamente.

Também, Emanuel quer dizer "Deus em nós". O apóstolo Paulo, referindo-se ao "mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações" e que Se manifestou agora aos Seus santos, disse que a "riqueza da glória deste mistério entre os gentios" era CRISTO EM VÓS a esperança da glória." (Col. 1:26, 27) Cristo não veio para ser objeto que satisfizesse simplesmente a mente humana, mas para que fosse aceito e crido pelo pecador sincero.

Outra realidade da expressão acima quer dizer: "Deus por nós". Nada poderá separar-nos de Cristo. Ele mesmo disse: " Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora."(João 6:37.) Foi para isso que Jesus Cristo tomou a nossa forma.

Finalmente, a expressão acima também quer dizer: ' Deus para nós ". Devemos entender que a primeira vinda de Jesus ao mundo dos homens pressupõe a chegada de Sua volta. É a volta d'Aquele que nunca foi, porque jamais deixou de estar com aqueles que Lhe pertencem.

Natal traz-nos à mente e ao coração a realidade das verdades acima. Que nas nossas comemorações natalinas deste ano algo faça diferença na nossa maneira de encarar a vinda de Jesus, nascido em Belém e em nossos corações.

Rev. Daniel Belmont

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.