PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de junho de 2000

SERVO E SENHOR

ANO LVIII - Domingo, 18 de junho de 2000 - No 2851

SERVO E SENHOR

Olhando o aspecto gráfico, a impressão, parece-nos mera coincidência. Uma simples inversão nos números de capítulos e versículos no Evangelho de Mateus nos revela algo poderoso das escrituras.

Vejamos primeiramente Mateus 20:28 - "tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Jesus se apresentou nos evangelhos como o Filho do Homem. Esse nome era compreendido pelos judeus que o esperavam como aquele que viria resgatar a autonomia de Israel e libertar o seu povo do domínio de povos estrangeiros pagãos. O título "Filho do Homem", expressa grandeza, poder, autoridade e dominação. E Jesus está dizendo que o Filho do Homem não se colocaria acima das pessoas como digno de glória e admiração. Pelo contrário, serviria e daria a sua vida em resgate de muitos.

A morte é sinal de derrota para nós, e o era também naquela época. Ser vencido por ela não combinava com a esperança depositada no Filho do Homem. Mas Ele viria para dar a sua vida voluntariamente para resgatar muitas pessoas.

Invertamos a ordem dos números. Passemos agora para Mateus 28:20: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do séculos".

Essa frase final, o poslúdio do evangelho de Mateus, nos apresenta uma das promessas maio preciosas contidas nos evangelhos. A companhia de Jesus em todo o tempo e em qualquer lugar onde estivermos.

A inversão numérica nos remete para uma relação espiritual: Jesus, o Filho do Homem que se deu, o servo que se humilhou, o varão que se rebaixou, é o mesmo que hoje está, de pé, vivo, conosco, todos os dias. Isso é um atributo divino: estar em todo lugar, todo o tempo, para sempre. Não somente durante os fugidio dias de nossa vida terreal, mas até quando os séculos chegarem ao seu fim e entrarmos na glória por toda a eternidade.

O Filho do Homem, de 20:28 é o Deus homem glorificado de 28:20. A entrega de então foi o caminho para a companhia de agora; a humilhação lá é a certeza do amparo aqui. O serviço cumprido é a razão da glória hoje prestada: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra" (Mt. 28:18).

A vida de Cristo é exemplo para nós.
"Mas o que se humilha, será exaltado" (Lucas 18:14)

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.