PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de junho de 2000

OS BENS E O SENTIDO DE POSSE

ANO LVIII - Domingo, 25 de junho de 2000 - No 2852

OS BENS E O SENTIDO DE POSSE

Somos induzidos diariamente pela mídia a ter, conquistar, possuir. Na sociedade sem Deus a pessoa humana é medida pelo que tem, e não pelo que é. Há muita confusão entre ter e ser.

No bojo da mensagem do valor humano pela possessão está a idéia do vale tudo (os fins justificam os meios). E agregado está o conceito de individualidade (é problema meu o que eu faço com o que é meu; ninguém tem nada a ver com o que eu tenho nem como tenho; e por extensão, nem Deus!).

Afinal de contas, de quem é o que possuímos? Ageu 2.8 diz que tudo pertence a Deus. O povo estava desanimado com a aparência do templo, quando foi surpreendido com esta afirmação do Senhor. Mais uma vez, o Senhor está mostrando que é impossível ao homem alcançar o padrão divino sem uma concepção correta de posses. Levíticos 25.23, mostra aqui que Deus é ainda mais enfático quanto à Sua prerrogativa sobre os bens (ou posses). Nada pode ser negociado definitivamente pois o único proprietário, na realidade, é Deus.

Não há nenhum mal em querer alguma cousa útil, nobre ou valiosa. Mas o problema reside na cobiça. A obsessão de ter (possuir) entra em conflito com a Palavra. Ex 20.17, o 10o mandamento, é contra toda e qualquer forma de ambição pelo que não é nosso. Inveja das posses de outrem ou até mesmo o fato de não conseguirmos nos conter dentro de um shopping ou de um supermercado, no desejo de possuir, é cobiça. Tg 4.1-3 mostra que esse problema é tão sério para o ser humano, que o apóstolo associa as guerras, a opressão e o desejo incontrolável de possuir coisas , com o pecado da cobiça.

Colocando-nos em confronto com a verdade, Rm 6.16-18,22 nos posiciona claramente na condição de servos. A questão é, de quem somos servos? Da cobiça, da obsessão incontrolável de possuir? Sim, porque podemos nos tornar servos e não donos daquilo pelo que nos matamos para possuir. Agora, se somos servos do Deus Altíssimo tudo que "temos" é colocado a Seu serviço porque, em verdade, a Ele pertence. E nisto reside a virtude de ter - cuidamos e desfrutamos daquilo que Ele nos permite "possuir".
Praticar a mordomia cristã é privilégio de poucos. Participar destes poucos é nosso privilégio.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.