PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de junho de 2000

COMIGO NINGUÉM PODE

ANO LVIII - Domingo, 04 de junho de 2000 - No 2849

COMIGO NINGUÉM PODE

Uma das necessidades humanas comprovadas pela psicologia, é a necessidade de poder. Todos nós precisamos perceber que temos influência sobre alguém ou alguma coisa. Somos capazes de decidir comprar um produto e nos sentimos satisfeitos em poder levá-lo para casa conosco. Autorizamos ou não um filho a sair com os amigos para o cinema, ou ir em uma programação cultural da escola.

Esta necessidade é útil para mover o ser humano em direção a uma atitude ativa e responsável na sociedade.

Porém, o desvirtuamento desta necessidade manifesta-se na sede de poder. Neste sentido a história da humanidade tem registrado o abuso de autoridade dos regimes autocráticos e a conduta exclusivista e manipuladora de homens que defendem a purificação de um raça em detrimento do extermínio de outra.

Mal maior é visto quando esta atitude se manifesta na vida espiritual, em nosso relacionamento com Deus. Aí está o cerne de todo pecado. Foi por querer ser igual a Deus que o anjo de luz foi precipitado do céu para o inferno. O orgulho, em sua forma mais genuína e pura, pode ser definido como o desejo de possuir e manifestar atributos que pertencem somente ao Onipotente. Ele, e somente Ele, é o Todo-Poderoso, e por isso mesmo Lhe pertencem o domínio, o governo, e o poder sobre todas as coisas.

O cristão, ciente destas verdades, não vai eliminar de sua vida a necessidade de exercer poder sobre alguém ou alguma coisa. Contudo, no seu relacionamento com Deus compreenderá o privilégio de trabalhar na Sua obra aqui na terra.

Deu nos fez seu parceiros, quando nos salvou das trevas e nos trouxe para sua Luz maravilhosa. Nesta parceira, recebemos autoridade divina para realizar a Sua vontade, e não a nossa. Somos meramente instrumentos, capacitados por Ele mesmo, para que Sua Glória e Seu poder sejam manifestos neste mundo.

E não existe maior glória para o ser humano que esta. Ser instrumento nas mãos do Deus Eterno.

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.