PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de novembro de 1997

DERRUBE AS BARREIRAS

ANO LV - Domingo, 16 de novembro de 1997 - No 2716

DERRUBE AS BARREIRAS

Dois meninos brincavam correndo sobre os dormentes da linha de trem. Ao atravessar um pontilhão um escorrega e fica perigosamente dependurado. O outro tenta ajudar. De repente, na curva próxima, ouve-se o apito de uma composição em velocidade. Os meninos gritam. Alguns homens que passavam pelo local apressam-se em socorrê-los. Após segundos de desesperado esforço eles conseguem tirar os garotos e saltam juntos fora do pontilhão. Passado o susto, o trem à distância, um dos meninos grita: Caramba! E o outro olhando para um dos seus salvadores acrescentou: Valeu! Esses garotos passaram por uma experiência de salvação. Um grande livramento. Para um a sua experiência resumiu-se numa palavra: Caramba! Para o outro também numa palavra: Valeu!

O que eu quero dizer com esta estória é que por experimentar a verdadeira e eterna salvação ninguém é obrigado a dizer caramba ou valeu. A questão central não é como se reage a essa experiência ou o que se fala, mas o fato de que podemos ter uma real e transformadora experiência com Deus, uma experiência de livramento, de salvação eterna.

Gostaria, porém, de lembrar dois aspectos importantes. Primeiro, jamais se sinta diminuído por sua experiência ter sido menos impactante que a de outra pessoa. Deus não age com todos de modo igual. Paulo precisou cair do cavalo, Lucas se converteu na observação dos fatos. E nunca se deixe presumir de que a sua experiência é modelo para a vida de outras pessoas a ponto de dizer, como alguns fazem: "Se você não passar pela experiência que eu passei você não está salvo".

Segundo, em sua experiência com Deus jamais consinta ficar embaraçado com palavras. Nicodemos ouviu Jesus lhe dizer: "Necessário vos é nascer de novo". E ficou embaraçado, apesar de ser um homem culto, um doutor da lei. Aquela expressão tornou-se uma barreira, felizmente temporária, para o seu entendimento. Para alguém que teve um pai estúpido e violento, ouvir que Deus nos trata como um pai, pode provocar uma reação negativa a ponto de rejeitar uma experiência redentora de todos os seus traumas. O que é vital é que devemos ir além das palavras que ouvimos, e ter então uma doce experiência da graça divina e da salvação eterna que só Jesus, o Cristo de Deus, pode dar.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.