PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de novembro de 1997

AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS

ANO LV - Domingo, 30 de novembro de 1997 - No 2718

AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS

1º Domingo do Advento

"... Ao Espírito Santo e a Nós"

Hoje e no próximo domingo a nossa Igreja se reúne em Assembléia Geral Extraordinária para eleger, respectivamente, presbíteros e diáconos. São momentos significativos de sua militância cristã. Oramos e esperamos que, em clima de alegria e fraternidade, os membros comungantes presentes revelem um alto grau de participação comunitária. Sem partidos, sem cabos eleitorais, sem politicagem, apenas através do voto livre e consciente.

Presbíteros e diáconos, via de regra, espelham a própria comunidade. No dizer do profeta Oséias, "como é o povo, assim é o sacerdote" (4.9). A liderança de uma Igreja é, pois, extensão do povo que a elege, e vice-versa. Se a liderança claudica na doutrina ou se desentende em questiúnculas carnais, a comunidade sofre e se divide. Mas se a liderança se mostra firme na fé e coesa no testemunho, a comunidade é atingida por esse contagiante exemplo e se fortalece na comunhão dos santos. Por isso não é tão fácil escolher aqueles que nos lideram. Contudo, é necessário e bíblico.

Hoje, para compor o Conselho de Presbíteros, serão eleitos 6(seis) entre os 12 candidatos. No próximo domingo, para a Junta Diaconal serão eleitos 7 (sete) entre os 14 candidatos. O importante aqui não é quem vai sair ou quem vai entrar, continuísmo ou renovação. Quando a Igreja elege oficiais, o que é relevante é a oportunidade franqueada a todos aqueles que, em submissão ao Senhor, se colocam à disposição da comunidade. Gente que acima de qualquer outra capacidade humana demonstre humildade e zelo. Gente que possa servir de modelo de vida cristã no lar e na sociedade. Gente que se comprometa a orar, visitar, consolar e exortar as ovelhas de Cristo. Gente cheia do Espírito Santo.

Assim sendo, e para que possamos dizer "pareceu bem ao Espírito Santo e a nós" (At 15.28), humilhemo-nos diante do Senhor da Igreja e peçamos a Sua sábia e santa direção. Que Ele supra as nossas limitações com o dom do discernimento. Que a simpatia pessoal por esse ou aquele irmão não impeça a ação do Espírito. Que os nossos votos manifestem tão somente a Sua soberana vontade. Este é o meu apelo e a minha oração.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.