PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de setembro de 1997

UM CONVITE DE JESUS

ANO LV - Domingo, 14 de setembro de 1997 - No 2707

UM CONVITE DE JESUS

E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? (Mateus 26:40)

Vivemos uma época na história da humanidade que alguns poderiam qualificar como sendo sem precedentes, pelos avanços tecnológicos, pela migração do homem do campo para as megalópolis, pela filosofia desesperada de vida pregada pelo homem, por músicas cantadas ou gritadas por conjuntos, pela formação cultural que nos leva ao ensino de que cada um tem de se defender e lutar por si num mercado selvagem para encontrar o seu lugar ao sol, pela massificadora insensibilizante influência dos meios de comunicação. E em meio a tal realidade os ensinos e viver de Jesus, para alguns parece não ter sentido. Seus apelos, que teriam a nos dizer num mundo aparentemente tão mudado?

Em primeiro lugar o homem está em guerra. Está em guerra contra sua carne, seu egocentrismo, sua intolerância, seu estilo de vida ausente de Deus, se quiser se chegar a Ele. O homem não está em guerra só hoje em nossos dias, ele sempre esteve em guerra. Um doutor em história dizia que os tempos mudam, mas as tendências continuam.

E a tendência humana é ao sono, sono espiritual. Jesus no Getsêmani, sabia que não só Ele deveria estar preparado para a luta espiritual que enfrentaria, mas também os seus discípulos. O embotamento espiritual, sempre se manifestou como a causa para a desconexão homem e seu Deus, para a desorientação de propósitos e caminhos, para o desequilíbrio da vida.

Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo em oração. Este convite audissonante brilha em meio as trevas da humanidade e seu desamparo. Meu amado irmão, Jesus nos questiona, perguntando-nos com seu amor, se não temos tido nem ao menos uma hora ao Seu lado na luta desta semana, mês ou ano. Não pudemos ser acordados espiritualmente pela oração, reservando lugar e tempo para orar. O nosso ativismo religioso nunca nos despertará, despertamento espiritual advém de oração, interação Deus-homem, conversa de Pai-filho, bênção dos céus, manifestação do Deus vivo. Por isto nosso tempo, nossa vida é um convite para passarmos com nosso Senhor, para que não tenhamos vivido nesta terra sem um verdadeiro sentido. O convite de Jesus que alcança nosso dias, nosso coração ainda é: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?

Rev. Eli Azeredo

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.