PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de maio de 1997

UMA TURMA ADMIRÁVEL

ANO LIV - Domingo, 18 de maio de 1997 - No 2690

UMA TURMA ADMIRÁVEL

No calendário de Igreja Presbiteriana do Brasil, hoje é o Dia da Mocidade. Registramos aqui a nossa homenagem aos moços presbiterianos.

"Era uma vez um grupo de jovens..." Bem que eu poderia começar assim, mas isso certamente não chamaria a atenção. Concordo. Mas o grupo que eu tenho em mente era tão admirável que se você me acompanhar por mais alguns minutos, penso que recuperará qualquer interesse que houver perdido na primeira linha.

O primeiro fato marcante sobre aqueles jovens é que eles gostavam de estar juntos. Não perdiam uma reunião. Eu lhe disse que era uma turma admirável! Reuniam-se para estudar a Palavra de Deus e curtir a companhia uns dos outros. Eles formavam uma família muito feliz. Embora mantivessem um bom relacionamento com outros jovens, cortaram seus vínculos de amizade com os grupos da pesada, com aqueles que só buscam os prazeres carnais. Uma outra característica notável daquela turma é que eles gostavam de orar.

Todos eles tinham encontrado em Deus um novo e maravilhoso Pai, e tinham uma grande alegria em conversar com Ele. Oravam muito; oravam espontaneamente; oravam de modo eficaz.

Havia um acordo entre aqueles jovens: ninguém consideraria exclusivamente seu nenhum bem que possuísse. Se algum dentre eles viesse a precisar de alguma coisa, os outros procurariam suprir aquela necessidade, sem demora. Eles não eram apegados às coisas materiais. As moças não viviam exibindo roupas novas e caras; os rapazes não se preocupavam com grifes e modismos sociais. Nenhum deles se vangloriava de suas conquistas. Eles gostavam muito era de um papo em torno de uma mesa. Não serviam as mais finas iguarias da cidade, mas não se queixavam. Agradeciam o que o Pai lhes dava. O importante para eles era estarem juntos.

Outra característica daquela turma era o louvor. Eles tocavam e cantavam com muita espontaneidade e entusiasmo. Seu louvor não era só uma "curtição", mas uma expressão sincera do seu amor ao Pai e sua gratidão por todas as Suas dádivas maravilhosas.

Havia ainda uma outra característica, certamente a mais notável: eles ganhavam outros para Cristo, todos os dias. Se num domingo havia cem pessoas na reunião, no domingo seguinte compareciam pelo menos cento e trinta. O resultado natural era um entusiasmo constante e contagiante.

Este relato lhe parece fictício e fantástico? Realmente é fantástico, mas certamente não é fictício. Essa história está na Bíblia, no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, parte final. Podemos inferir que havia muitos jovens na igreja primitiva. Estou escrevendo a respeito daqueles jovens com dois objetivos: primeiro, eu tenho a esperança de que você, jovem de hoje, sinta pesar por não ser semelhante àqueles jovens. Em segundo lugar, eu quero que você entenda que aquilo que Deus fez no passado, Ele pode fazer outra vez neste final de milênio. Você pode ser como aqueles jovens. Sua "turma" pode ser igual àquela. Você não deve acomodar-se a qualquer coisa inferior. Deus não mudou; suas mãos não estão vazias; Sua graça é a mesma; Seu poder também. Tudo o que o Senhor espera de você é uma entrega plena e absoluta. E então você experimentará um mudança radical e um novo projeto de vida. Você tem coragem para ser diferente ou prefere acomodar-se?

(Condensado e adaptado do capítulo final do livro "Grandes Possibilidades da Juventude", de LeRoy Dugan.)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.