PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de agosto de 2014

O WAZE, PROVÉRBIOS E JESUS

ANO LXXII - Domingo, 17 de agosto de 2014 - Nº 3590

O WAZE, PROVÉRBIOS E JESUS

O Waze é um aplicativo para ser utilizado em Smartphones, ele conciliou o GPS (Sistema de Posicionamento Global) com uma rede social. E o que isso tem de extraordinário? Algumas vantagens, como você poder compartilhar com pessoas que estão indo para o mesmo destino que você o melhor caminho a ser feito. Pode também visualizar na tela do seu telefone o mapa da cidade, com a intensidade do fluxo de veículos, e convenhamos que para uma cidade como a nossa isso é um serviço extraordinário. Pode também visualizar locais que estão com acidentes, interdições, veículos no acostamento, radares e vias bloqueadas.

Salomão foi e é conhecido até os dias de hoje como um homem sábio, ele pediu isso a Deus.  Três dos sessenta e seis livros da bíblia são provavelmente de sua autoria, digo provavelmente pois há controvérsias a esse respeito. Especificamente o livro de provérbios, que possui centenas de orientações para a vida, possui uma característica muito peculiar, é um livro voltado para o ensino de jovens com o anseio de serem sábios. A sabedoria se aprende vivendo, com ou sem experiências pessoais, mas sempre com experiências e o livro relata as experiências de Salomão e outros como Agur e Lemuel.

Mas o que o Waze tem a ver com o livro de Provérbios? Bom eu vejo ao menos duas semelhanças. Primeira, se o Waze procura auxiliar pessoas que estão no mesmo trajeto, mostrando o melhor caminho a seguir, da mesma forma o livro de provérbios. Pessoas que viveram  na maldade (Pv. 28.5), na avareza (Pv 28.16), no adultério (Pv. 6.26), na arrogância (Pv. 8.13) e muitas outras situações revelam em provérbios o melhor caminho a seguir, dizendo em letras garrafais, “NÃO VÁ POR AQUI” .

Segunda semelhança, o Waze é um programa gratuito e disponibilizado a quem desejar e possuir um Smartphone. Quem participa não recebe e quem não participa não é cobrado por isso, mas enfrentará os problemas do desconhecimento, como ficar horas no trânsito parado. Da mesma forma o Livro de Provérbios, ele é gratuito, disponível e pode-se obtê-lo também num Smartphone. Aquele que o segue, desfruta de benefícios para a sua vida como Felicidade (Pr 8.34), sabedoria (Pr 1.1,2), moderação (Pr 30.8) e Temor do Senhor (Pr 8.13) o que não o segue, enfrenta as consequências da ignorância.

Mas se mesmo assim, você olhar no “mapa”, ver que algumas “vias estão bloqueadas”, que possui perigo a frente e desejar seguir por esse caminho, esteja preparado para as consequências e quando tiver oportunidade, lembre-se, existe um caminho de volta, esse caminho é Jesus Cristo. Para entrar n`Ele existe uma orientação “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Pr. 28.13

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.