PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de abril de 2019

PROMESSAS DA RESSURREIÇÃO

ANO LXXVI - Domingo, 14 de abril de 2019 - Nº 3833

PROMESSAS DA RESSURREIÇÃO

Com quem você gostaria de passar seus últimos momentos de vida? Eu gostaria de passar com a minha esposa e meus filhos, meus pais, meus irmãos, com a igreja que pas­toreio, ou seja, ao lado de pessoas que amo. Me sinto bem e acredito que de alguma forma também faço bem a elas. Creio que você não pense tão diferente disso.

Jesus não teve essa oportunidade. Seus últimos momentos foram na companhia de algozes, inimigos, opositores, torturadores. Até mesmo aqueles que tinham intimidade e nu­triam um relacionamento com Ele, tiveram atitudes bem opostas às expectativas humanas. Por exemplo, Judas o traiu, Pedro o negou, quase todos os discípulos o abandonaram, ficando somente sua mãe e outras poucas pessoas.

Voltando um pouco no tempo, alguns dias antes de sua morte, Jesus conversando com seus discípulos, já os preparava para este momento. Esta preparação estava sendo feita com o intuito de trazer para eles, e para nós, algumas promessas que aconteceriam com a sua morte e também ressurreição. No evangelho, registrado por João, no capítulo 14, ele faz a primeira promessa de sua morte e ressurreição. Ele nos promete uma nova morada (v.1-6). Jesus diz isso, porque Ele enxerga a necessidade dos apóstolos que estavam com muito medo da morte. Por isso, nesse tempo do calendário cristão, que entramos na semana em que Cris­to celebrou a última páscoa, e nós celebramos a Sua ressurreição, é tempo de resgatarmos o nosso rumo, o nosso norte, o nosso ponto de referência. Jesus foi preparar morada para nós. Um lugar onde não haverá mais medo, insegurança, ansiedade, depressão e síndrome do pânico, não haverá mais desemprego, suicídio, divórcio, nem pais enterrarão seus filhos, nem filhos sentirão saudade de seus pais, pois Ele está preparando um lugar para nós. Jesus é Aquele que conhece todas as nossas necessidades, futuras e presentes e em tempo oportuno, reponde a cada uma delas, segundo a vontade do Pai.

Outra promessa da morte e da ressurreição é o envio de um consolador, versos 16 a 24. Ele solicita a Deus, outro Consolador, igual a Ele, que vai nos confortar os corações en­quanto não desfrutamos dessa promessa “in loco”. O Espírito Santo de Deus faz morada em nós, trazendo a memória aquilo que nos enche de esperança.

Mas quem tem direito a essas promessas? O verso 21 nos diz, “aquele que me ama”. Às vezes, nessa época do ano, somos levados a acreditar que o chocolate é mais importante que o sangue, que o bacalhau é mais encantador que a cruz, que o coelho é mais atraente que Jesus. Ofuscar a beleza dessa data com esses sofismas é mostrar que talvez não o amamos como Ele gostaria. Não negocie a importância da ressurreição, ela é a principal celebração dos discípulos e discípulas que amam a Jesus.

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.