PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de setembro de 2017

LADRÃO DE CORAÇÃO

ANO LXXV - Domingo, 10 de setembro de 2017 - Nº 3750

LADRÃO DE CORAÇÃO

Assim ele furtava o coração dos filhos de Israel” (2 Samuel 15:6)

A ênfase bíblica ao coração é muito acentuada, vendo-o centro vital, não no sentido orgânico ou físico, mas como a ‘fonte da própria existência’, ou seja, nossas aspirações, desejos, intenções, paixões e emoções têm sua fonte no coração, sendo este muito mais que um mero músculo. Por isso há uma série de recomendações éticas em relação ao coração e um cuidado bem evidente para com ele.

O texto transcrito do livro de Samuel faz referência a uma ação maquiavélica e abjeta de Absalão contra seu pai o Rei Davi. Por meio de um estratagema, pelo qual iludia o povo com promessas de amparo e cuidado, este homem seduzia as pessoas e as levava a revoltar-se contra Davi, ao mesmo tempo em que eram inclinadas a imaginar que Absalão seria aquele que lhes daria a solução de todos os seus problemas e dramas. Desta forma solerte e vil ele conseguiu ‘roubar-lhes o coração’. Consegue derrubar seu pai, apoderar-se do trono, mas logo depois é vencido em batalha e morto. Triste fim.
 
De modo alegórico e figurado esta passagem nos ensina o cuidado em relação aos que nos querem seduzir de forma a nos levar à contrariedade dos projetos e propósitos de Deus. O grande roubador de nossos corações é o Diabo e isto se vê desde o princípio, quando ‘rouba’ o coração de Eva e depois o de Adão. Somos alvos constantes da ação deste cujo interesse é roubar nosso coração a cada instante, afastando-nos dos caminhos do Senhor. Ele o faz, comumente, usando pessoas, coisas, situações ou inclinações de nosso próprio coração. Por isso é imperativo que vigiemos constantemente, a fim de não termos o coração roubado e posto a serviço do mal. 

Devemos entender e aprender que nem sempre o coração é alvo de um assalto violento, mas a ação é disfarçada e camuflada e, não poucas vezes, revestida da aparência de algo nobre, bom e de grande satisfação e favorecimento a nós. A vigilância constante é exigida por Deus com relação a tal fato, pois Ele bem sabe de nossa suscetibilidade em sermos roubados de nossos corações, daí nos alertar e prevenir: “de tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida” (Pv.4:23). Cuidado com seu coração. Esteja ele pronto e sincero tomado plenamente pelo Senhor. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.