PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de agosto de 2017

FORÇADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS

ANO LXXV - Domingo, 27 de agosto de 2017 - Nº 3748

FORÇADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS
“e forçado pelas circunstâncias ofereci holocaustos” (I Samuel 13: 12)

Trata-se da declaração do Rei Saul buscando se justificar diante de Samuel pelo fato de haver sacrificado animais ao Senhor, realizando o que não lhe competia fazer, quebrando a determinação de Deus e levantando-se contra as ordens do profeta. A alegação feita é de haver realizado o que fez com boa intenção, que se trata de uma coisa boa e, sobretudo, que estava forçado ou premido pela circunstância daquele momento crítico. Todos estes pontos parecem razoáveis, aceitáveis e justificadores do ato praticado, porém, a censura é feita e as consequências são tremendas, acarretando, para Saul, a perda de sua condição de rei ungido de Israel.

Esta ocorrência nos traz advertências muito oportunas e sérias a nosso viver, pois vivemos em um contexto em que constantemente somos “forçados pelas circunstâncias”. Não há como escapar a este tipo de pressão ou arrocho em nosso viver diário neste ambiente competitivo de mercado e disputa ferrenha pelo sucesso e bem estar. Vemo-nos permanentemente assediados por propostas que colocam em cheque nosso compromisso de fé e obediência ao Senhor nosso Deus, levando-nos a ter que decidir por fidelidade a Ele ou sucumbir “forçados pelas circunstâncias” diante dos desafios.

Mentiras, desvios, sonegação, plágio, “cola”, sexo ilícito pré-conjugal ou extraconjugal (fora do casamento), suborno, propina, violência, discriminação, preconceito e outros tantos comportamentos reprováveis à luz da Bíblia, mas que acabamos tolerando e praticando sustentando a desculpa de que fizemos por estarmos “forçados pelas circunstâncias” as mais variadas possíveis e imagináveis. Este processo é muito cômodo a quem dele se utiliza, pelo fato de transferir de si para o outro (ou a circunstância) a responsabilidade pelo ato praticado; comportamento este observado desde o início da humanidade e registrado nas páginas do livro de Gênesis. “Não importam as circunstâncias”, pois o que se requer de nós é que “sejamos achados fiéis”, bem mais do que apenas frequentando o templo, cantando no coro, ou cumprindo rituais religiosos. Enfrentemos as circunstâncias e nos mantenhamos fiéis `Aquele que “nos chamou para sua maravilhosa luz”. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.