PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

ARBITRAGEM OU ARBITRARIEDADE?

ANO LXXIV - Domingo, 11 de dezembro de 2016 - Nº 3711

ARBITRAGEM OU ARBITRARIEDADE?
“Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos” (Jó 9:33).

Árbitro e arbitrário têm a mesma raiz e seu sentido pode ser confundido muitas vezes. O árbitro medeia o conflito visando solucionar as diferenças e trazer a paz, exercitando a arbitragem; enquanto o arbitrário é aquele indivíduo que desconhece diretrizes de respeito aos outros e, de forma truculenta e impositiva, determina sua vontade sem considerar aspectos ligados à justiça e ao direito, exercendo a arbitrariedade. Nossas expectativas se voltam para os árbitros, mas nossa rejeição aos arbitrários é grande e justificada. Qual destes mais encontramos em nossa sociedade?

Deus, muitas vezes, é visto como sendo arbitrário. O que não corresponde à verdade, uma vez que Ele não age desconsiderando a justiça, o direito, a verdade e valores que fazem parte de nossa estrutura de virtudes. Deus, ao contrário de arbitrário, é árbitro justo, imparcial e fidelíssimo, sem cometer injustiça ou violação à integridade das pessoas e é no próprio livro de Jó que encontramos tal afirmativa: “Quanto menos àquele que não faz acepção das pessoas dos príncipes, nem estima ao rico mais que ao pobre” (34:19). Deus mesmo exige e requer dos árbitros: “Não farás injustiça no juízo: nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande: com justiça julgarás o teu próximo” (Lv. 19:15). Ele que exige justiça e não arbitrariedade, não poderia ser, é claro, arbitrário. Lição aos nossos legisladores e julgadores.

Ao analisarmos a declaração de Jó ficamos admirados com sua frustração, não havia árbitro entre ele (Jó) e o Deus soberano Iavé. Seu lamento é profundo e inquietante. Porém, ao conhecermos a graça e o amor profundos de Deus revelados em Cristo, entendemos que possuímos agora este árbitro (mediador) que tem as mãos colocadas nos nossos ombros e nos “ombros” de Deus. Jesus Cristo é o nosso Salvador, sendo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, faz esta ponte ou ligação como mediador entre Deus e nós. Bendito seja o Senhor por tão grande manifestação de graça, misericórdia e justiça. Diferentemente de Jó, que de forma plangente lamentou não haver árbitro, nós alçamos nossas vozes com louvor e adoração proclamando que temos mediador entre Deus e nós, Jesus Cristo, homem. (I Tm. 2:5). Aleluia!

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.