PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de agosto de 2016

PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA

ANO LXXIV - Domingo, 21 de agosto de 2016 - Nº 3695

PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA.

Conhecemos bem os dizeres acima, integrantes que são do Hino Nacional Brasileiro. Teologia à parte, devido à expressão “idolatrada” (em seu sentido cúltico-religioso) ficamos apreensivos pelos aspectos vários em nosso panorama nacional. Claro que não deixamos de amar nossa pátria, não gostamos que outros falem mal sobre ela (embora possamos criticá-la acerbamente) e nos emocionamos ao ouvirmos o Hino Nacional (pelo menos em certas ocasiões). Parece, no entanto, que “o amor de muitos vai se esfriando”.

Estamos em um momento delicado e decisivo. Parece que a definição do destino da presidente afastada se configura inalterável, ou seja, seu impedimento definitivo. Tal medida poderá desencadear instabilidade, efervescência e ebulição social com protestos e outras manifestações. Outro aspecto é a proximidade das eleições municipais, onde a escolha de nossos legisladores e executivos municipais se fará necessária. Como cristãos somos chamados ao exercício da cidadania plena, mesmo que “não sejamos deste mundo”. Não podemos nos equivocar e nos imaginarmos seres apolíticos; não somos. Então é preciso envolvimento consciente e efetivo na estrutura social como agentes de mudanças para melhor. O voto maduro e com convicção sob séria análise é a melhor postura a se ter em meio a tão desalentadora situação no universo da política partidária, que vemos em nossa “pátria amada”.

A Igreja deve, também, exercer seu papel de “consciência do Estado”, reagindo às posturas de corrupção e que sejam contrárias aos ditames da fé e tradição cristãs. Além disso, é requerida da Igreja a prática da intercessão pelas autoridades constituídas e, por conseguinte, interceder pela Pátria, o que temos feito em nossas reuniões de oração e deveremos continuar fazendo, para a glória de Deus e bem de nosso País.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.