PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de agosto de 2016

PATERNIDADE

ANO LXXIV - Domingo, 14 de agosto de 2016 - Nº 3694

PATERNIDADE

Neste domingo é celebrado, no Brasil, o dia dos pais, ensejando, mais uma vez, troca de presentes e expressões de carinho e afeto dos filhos para com seus genitores, mesmo que por direcionamento de caráter comercial. A importância de tal manifestação de carinho dos filhos pelos pais (masculino) é indiscutível e os pais devem encarar como privilégio ser alvo de tais demonstrações.

Na esfera da revelação bíblica é muito forte a expressão divina em termos da paternidade. Esta é uma das mais consagradas formas de revelação de Deus, ou seja, sua figura como pai. Isso aponta para aspectos culturais do Médio Oriente antigo vinculados à proteção, cuidado, provisão, sustento, aconchego, força, direção, entre outros. Esse fato nos coloca (a nós pais) como ligados a dois aspectos: privilégio e responsabilidade.

O aspecto do privilégio ocorre pelo fato de Deus se apresentar como pai, valorizando nossa figura, posição e papel. Sermos pais e termos o ser de Deus referido como figura paterna, nos torna grandemente honrados e dignificados. Mas, ao lado do privilégio caminha a responsabilidade. Assim, se é grande o privilégio de termos Deus apresentado como pai, não é menor nossa responsabilidade, posto que nossos filhos terão a percepção da paternidade divina na dimensão da paternidade humana manifesta por nós.

A pergunta, portanto, se faz imperativa: qual a concepção que seus filhos e filhas têm sobre o ser paternal de Deus, com base no referencial paterno que podem perceber em você? Podem eles e elas chamar a Deus, Pai, sem qualquer problema de associação inadequada e imprópria ligada à violência, descaso, indiferença, desinteresse, fraqueza ou exigência exacerbada e desmedida? Neste dia dos pais, sejamos nós pais que reflitam a "paternidade divina" e não sejamos impedimento a nossos filhos e filhas de terem a adequada percepção de Deus e poder chamá-LO, de fato, PAI.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.