PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de janeiro de 2016

O APÓSTOLO PAULO E A CIDADE DE SÃO PAULO

ANO LXXIII - Domingo, 24 de janeiro de 2016 - Nº 3665

O APÓSTOLO PAULO E A CIDADE DE SÃO PAULO

Atos 17 nos conta, que, um dia, Paulo estava em Atenas, esperando que Silas e Timóteo chegassem de Bereia, e “seu espírito se agitava (se revoltava) em face da idolatria dominante na cidade. Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali”. Levado ao Areópago, pregou-lhes o Evangelho para que se arrependessem e redirecionassem sua adoração para o Deus Verdadeiro.

Cidade de São Paulo, Brasil; 461 anos; quase 12 milhões de habitantes. Ela nasceu na mesma época, em que na Europa, a Reforma Protestante influenciava fortemente a prática de governo civil pelas autoridades da cidade de Genebra, não sem dificuldades.

O apóstolo nos lembra, quanto à nossa relação com a cidade de São Paulo, que as autoridades são instituições da “graça comum” de Deus, como anteparo contra a anarquia e contra a dissolução da sociedade ordenada. Por elas, devemos orar e estar atentos ao que fazem (I Tm 2.1-4; Tt 3.1; Rm 13.1-7). As autoridades são ministros de Deus (Rm 13.4) para o nosso bem, e se elas não têm consciência de que são colocadas por Ele para ministrar a justiça que vem do Senhor, e se o fazem em suas próprias justiças, cabe aos cristãos, sob diferentes formas legais e morais, exigir que elas cumpram o seu papel. Mas, acima de tudo, cabe-lhes anunciar a salvação única de Cristo, para que o confessem como seu Salvador e Senhor e passem a governar sob os valores do Rei Jesus. Vale, também, lembrar Pedro. Quando expressamente ordenado a não ensinar mais sobre o “Nome”, ele assim reagiu: “importa mais obedecer a Deus do que aos homens”.

Tal como Atenas, Genebra e todo o mundo em trevas, a gente valorosa da Cidade de São Paulo precisa mesmo é de Jesus. Necessita do seu Evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê e não nos envergonhamos dele. Carece da transformação espiritual de Cristo, cujos resultados alcançam toda a sociedade.

E Paulo também nos desafia: “como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”

Pb. Elias Papotti

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.