PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de outubro de 2014

SOBRE OS PEQUENINOS

ANO LXXII - Domingo, 12 de outubro de 2014 - Nº 3598

SOBRE OS PEQUENINOS

As páginas dos evangelhos sinópticos trazem passagens que consideram e retratam aspectos sublimes e belos no contato do Senhor Jesus Cristo com as crianças, chamadas de “pequeninos”. Pode-se admitir (em poucos casos) que se trate das pessoas simples que nEle criam e eram desprezadas pelos fariseus. No entanto, as indicações apontam para o fato de que a referência é às crianças, ou seja, “esses pequeninos que creem em mim” (Mt.18:6). 

Nós, os adultos, corremos sérios riscos com relação às crianças ou pequeninos, conforme nos disse o próprio Senhor Jesus, ao nos advertir que seria melhor que uma pedra fosse amarrada ao pescoço do que escandaliza (faz tropeçar) um desses pequeninos e fosse lançado ao mar (Mc 9:42). A responsabilidade nossa é muito grande e a penalidade pelo descuido é igualmente agigantada. Precisamos estar atentos para evitar que sejamos tais elementos de escândalo ou tropeço na vida das crianças. 

Nesse dia 12 de outubro precisamos relembrar esse fato da necessidade de instruirmos e conduzirmos nossas crianças no Caminho do Senhor, dando-lhes exemplo de fidelidade ao Senhor e amor sincero em nossos relacionamentos familiares, como reflexo de nosso compromisso com Deus. Pude participar (na terça-feira) do show de André Rieu e sua orquestra e o ouvi dizer algo muito importante: “Levem suas crianças para cantarem no coro da igreja”. Ele mesmo foi educado assim na Holanda. Não conheço a situação religiosa de tal musicista, mas sua colocação pública foi extremamente importante em relação ao nosso compromisso de orientar nossos filhos no Caminho do Senhor. 

Certamente esse é o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos (mesmo que eles não entendam assim nesse momento) enquanto os temos sob nossos cuidados diretos: orientá-los e instruí-los na fé salvadora em Cristo Jesus no recesso de nosso lar, trazê-los às atividades na igreja para que expressem suas convicções e adorem comunitariamente a Deus, nosso Senhor. Sejamos pedra de apoio e não pedra de tropeço aos pequeninos. É o melhor presente. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.