PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de julho de 2014

REPARADOR DE BRECHAS E RESTAURADOR DE VEREDAS

ANO LXXII - Domingo, 13 de julho de 2014 - Nº 3585

REPARADOR DE BRECHAS E RESTAURADOR DE VEREDAS
(IS 58:12)

O texto citado acima faz parte da profecia do profeta Isaías sobre o retorno do povo de Israel do cativeiro em Babilônia. Foram setenta anos de ação divina agindo com disciplina sobre Israel devido à desobediência e afastamento da presença e direção do Deus soberano. A declaração aplica-se ao remanescente que voltaria e que, com fidelidade a Deus, deveria desenvolver sua missão e alcançar o propósito de Deus para eles, ou seja, ser bênção para todas as famílias da terra. As figuras usadas pelo profeta são significativas e falam de reparar (recuperar) e restaurar, aplicando-as a brechas e caminhos, respectivamente.

Podemos, com liberdade, tomar para nós em caráter devocional, o que diz o texto acerca de Israel, ou seja, sermos nós, como cristãos, reparadores de brechas e restauradores de veredas. Qual o sentido de tais expressões? Significa sermos, nas mãos de Deus, agentes para promovermos tais circunstâncias, visto que existem tantas brechas a serem reparadas e tantas veredas a serem restauradas. As fissuras, trincas e mesmo brechas nos relacionamentos, nos ambientes de trabalho, na vivência familiar não são poucas, nem de importância diminuta e precisam ser tratadas com cuidado e o quanto antes, pois em não se fazendo isso, o resultado é a ruína, queda ou desmoronamento das estruturas. Aplica-se o mesmo às veredas, caminhos ou estradas as quais se encontram cheias de valas, buracos e entulhos que impedem o trânsito e outros aspectos obliteradores do tráfego comum com seu fluxo normal.

Sejamos, pois, esses obreiros que atuam de modo a restaurar e reparar tais situações com as quais nos deparamos em nosso viver cotidiano. Peça ao Senhor que o (a) use nesse sentido como agente promovedor do bem estar, da recuperação, da regeneração, da restauração. Sejam sua postura e ética cristãs fatores determinativos no reerguimento e ou impedimento da deterioração das estruturas sociais quer no universo comercial, industrial, educacional, institucional ou político.  Para a glória de Deus e com a graça Dele.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.