PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de novembro de 2013

OS OLHOS DO SENHOR VEEM TODOS OS PASSOS DOS HOMENS

ANO LXXI - Domingo 10 de novembro de 2013 - Nº 3550

OS OLHOS DO SENHOR VEEM TODOS OS PASSOS DOS HOMENS” (JÓ 34:21)

A questão da privacidade vem sendo discutida de modo bastante evidente nos últimos meses em nosso país. A presidente do Brasil esteve na assembleia das Nações Unidas falando, e censurou acerbamente os Estados Unidos por haverem “espionado” o Brasil, leia-se Petrobras, Palácio da Alvorada, Itamarati e outros locais estratégicos. Nesta semana foi a vez do Brasil ser apontado como espião, ao “monitorar” agentes diplomáticos ligados à Rússia, Irã e Iraque (só estes?) em solo brasileiro. Claro que em nosso caso nós não “espionamos”, não invadimos a privacidade, apenas “monitoramos legitimamente”. Embora sejam situações diferentes o princípio é o mesmo: vigilância ou invasão de privacidade?

A Bíblia nos afirma que o Senhor é Aquele que conhece todas as coisas, está presente em todos os lugares a um só tempo e nada escapa ao seu olhar, ou seja, as lentes (ou escutas) do Senhor estão captando todos os movimentos, ações, conversas e, até mesmo, pensamentos. Isso significa que nenhum de nós está fora desta ação de Deus, e por isso todos nós teremos que responder a Ele, em sua condição de Juiz, por tudo que tenhamos feito (ou deixado de fazer) com nossos corpos. Claro que Deus não é o Grande Bisbilhoteiro, o Espião Mor do universo. Trata-se de um princípio simples, ou seja, a premiação absolutamente justa em relação aos atos por nós praticados: “Nada há encoberto que não venha a ser revelado” (Mt.10:26). Não se trata de salvação pelas obras, mas condenação devido a elas, posto que nossas obras são más e não haja “nenhum que faça o bem” (Rm3:12).

Nossas biografias (não autorizadas) serão publicadas por Ele e não haverá recurso para impedir que isso ocorra. Todos os nossos atos e pensamentos serão trazidos à luz, sendo eles o fator gerador de nossa sentença de condenação. Enquanto nesta vida, somos zelosos em ocultar (ou pelo menos em impedir que se manifestem) nossas mazelas, à exemplo do que vêm fazendo algumas figuras públicas do mundo artístico. O único modo de não sermos condenados pelos nossos atos, pensamentos ou omissões é (mesmo sendo eles apontados no juízo) haverem sido condenados em Cristo. Somos perdoados em relação a eles, porque todos eles foram já punidos em Cristo. É por meio da fé (identificação) em Cristo que tenho meus pecados lançados sobre Ele e nEle punidos, recebendo dEle graciosamente o perdão. Hoje, os “olhos” do Senhor continuam me vendo, mas em Cristo Jesus, em Quem vivo e que vive em mim. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.