PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de abril de 2013

SIMPLICIDADE OU OPULÊNCIA?


ANO LXX - Domingo 07  de abril  de 2013 - Nº 3519

SIMPLICIDADE OU OPULÊNCIA?

O Senhor nos deu o privilégio de realizarmos uma viagem riquíssima de informações ligadas a aspectos da vida da Igreja Cristã, seja em Israel, na Grécia ou Roma. Entre muitos pontos merecedores de reflexão detenho-me no que diz respeito a uma espécie de contraste entre a simplicidade e a opulência.

O contraste entre o ambiente simples da gruta em Belém (o ambiente local, a pobreza de então), as grutas de moradia da desprezível e muito pobre Nazaré, local onde Jesus viveu a maior parte de sua vida, as construções de extrema simplicidade em Cafarnaum como sendo a casa do pescador Pedro; e o ambiente de manifestação estonteante de opulência e riqueza presentes na Basílica de São Pedro e outros sítios ligados a ela, com todas as mais nítidas formas de destaque da exuberância palaciana, levam-nos a refletir e pensar: será isso algo que alegra o coração de Deus?

Não se trata apenas do romanismo. Nós, muitas vezes, mergulhamos nestas mesmas águas imaginando impressionarmos as pessoas (o mundo, o povo, as gentes) com nossos templos suntuosos nos quais se investem, às vezes, milhões de dólares, numa espécie de competição pela atração do povo. A ideia deixa, por vezes, de ser empreender algo grandioso para o Senhor, para tornar-se uma forma de atrair as pessoas pela estética ou sentimento de grandiosidade, numa competição pela preferência. As pessoas, pensamos nós, não virão para adoração se o templo não for suntuoso (veja os templos da Universal), sentirão vergonha e irão para o que for mais majestoso. Há muito deixamos o modelo bíblico do Novo Testamento dos lugares simples e aconchegantes da casa e dos cenáculos, trocando-o pelo fulgor e brilho estético das construções impressionantes.

Não é apologia à miséria, à feiura, ao desconforto ou ao desmazelo, mas uma chamada à reflexão daquilo a que nos tem chamado o Senhor. “Não tenho prata, nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda”. (Atos, 3:6)

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.