PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de maio de 2012

O SOL AINDA NASCE

ANO LXIX - Domingo, 20 de maio de 2012 - Nº 3473

O SOL AINDA NASCE
Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel...” (Gn.32:31)

Este texto, de nuance poética, diz respeito à noite anterior do encontro de Jacó com seu irmão Esaú, depois de uma longa separação. O coração de Jacó estava apreensivo com os possíveis resultados deste encontro, pois seu irmão Esaú estava vindo encontrá-lo com 400 homens. A história entre os dois irmãos era tumultuada e Esaú sentira-se lesado pelo irmão e jurara matá-lo. O que aconteceria?

Neste ambiente Jacó tem uma noite em que “luta fisicamente” com um ser de aspecto humano, mas que ele entenderá ser o “Anjo do Senhor”, ou seja, o próprio Senhor em uma aparição (teofania) em figura humana. A noite foi longa, a angústia intensa, a luta esgotante. Jacó é vencido e carregará uma espécie de lesão na coxa por um longo tempo.

Ocorre, no entanto, algo muito belo, em meio a este ambiente de expectativa e ansiedade: o sol lhe nasceu. É uma figura belíssima. A visualização do sol nascente, inundando com sua luz aquele lugar e lançando fora as trevas que até então prevaleciam. Que privilégio é saber que o sol haverá de nos nascer, ou seja, nascer para nós.

Nesta passagem não se pode olvidar o fato de que esse “nascer do sol” ocorre justamente quando ele atravessava “Peniel”. O significado dessa palavra é “face de Deus”. Tal fato é muito relevante, pois quando atravessamos ante a Face de Deus, o sol nasce para nós. O texto diz: “nasceu-lhe o sol”. Claro que não foi só para ele (Jacó), mas, ali em Peniel era como se fosse somente para ele. Sua angústia, apreensão e ansiedade faziam com que houvesse necessidade de que o sol “nascesse só para ele”, mesmo que também o fosse para outros tantos.

Graças a Deus por fazer nascer para nós o sol, quando nós atravessamos Peniel, ou a Face de Deus. É graça dEle, é misericórdia dEle, é bondade dEle. Louvado seja o Nome do Senhor, porque o sol, em Cristo, ainda nasce para nós hoje, ao atravessarmos Peniel.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.