PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de maio de 2012

MATERNIDADE DIVINA

ANO LXIX - Domingo, 13 de maio de 2012 - Nº 3472

MATERNIDADE DIVINA
Como alguém a quem sua mãe consola, eu vos consolarei...” (Is. 66:13)

Para nós, cristãos acostumados à figura masculina e paternal de Deus, soa estranho que se fale ou se apresente Deus na dimensão materna e feminina. No entanto, a Bíblia apresenta esta faceta sobre o Ser de Deus, não muito enfatizada por nós, ou seja, a “face materna de Deus”.

Temos, pelas Escrituras, consciência que em Deus não existe o aspecto relativo ao gênero, ou seja, Deus não é masculino e nem feminino. O fato de sua plena espiritualidade e não corporeidade aponta para esta verdade, embora nós tenhamos dificuldade de nos desvincularmos da figura masculina para o Ser de Deus e, inclusive, vemos como uma espécie de blasfêmia ou heresia admitirmos algo de feminilidade ou maternidade em Seu Ser.

Neste dia que é dedicado, de modo especial, às mães, podemos relembrar esta verdade sobre Deus em suas manifestações comparadas às ações maternas. O Senhor nos consola, alimenta e nutre, carrega em seu colo e braços, agasalha e nos traz à luz. A sensibilidade materno-feminina é apresentada como indicadora do amor de Deus para com Seus filhos, pela fala do profeta Isaías (49:15), o qual destaca a ação de aleitamento da mãe em relação ao filho como algo de que ela não se “esquece”, aplicando tal cuidado e zelo ao próprio Deus.

Deus não é mais Pai que Mãe, nem é mais Mãe do que Pai. O ambiente acentuadamente patriarcal no qual as Escrituras judaico-cristãs foram produzidas, pode ser visto como motivador para preponderância da figura masculino-paterna, respeitando o que na cultura não fere o entendimento sobre Deus e seu propósito.

Neste domingo – Dia das Mães – relembramos esta verdade de que o Senhor é visto, também, como Mãe, valorizando a maternidade e a feminilidade, fazendo refletir o que se pode chamar “a Face Materna de Deus”.

Reconhecemos o valor, importância e impacto da vida das mães na formação, instrução e educação dos filhos. Deus as abençoe e que cumpram com fidelidade a tarefa de serem mães, sendo merecedoras desta comparação com o próprio Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.