PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de março de 2012

DIVERSÃO E DOR

ANO LXIX - Domingo, 04 de Março de 2012 - Nº 3462

Diversão e dor

Temos visto nestes últimos dias alguns acidentes ligados ao lazer e diversão. Não me refiro aos aspectos do carnaval em que as pessoas se expõem a riscos em nome da distração e prazer. Mas, falo de atividades de diversão sadia e lazer legítimo. São casos de embarcações imensas com milhares de pessoas em cruzeiros marítimos que naufragam, ou apresentam problemas em alto mar e, até mesmo, problemas com mortes por intoxicação alimentar. Outros casos como mortes ocasionadas por uso inadequado do Jet Ski, onde a negligência, imprudência e imperícia dos condutores geram a morte dos que estavam, de forma inocente, usufruindo de seu direito ao lazer. Ocorrências em parques de diversão onde adolescentes (ou crianças) são lançados fora dos “brinquedos” e experimentam a morte, deixando em desespero e aflição seus pais.

Muitas perguntas chegam à nossa mente e indagações são feitas. Há os que de forma apressada e impensada lançam sobre Deus a responsabilidade de tais eventos e perguntam onde Ele está nesta hora? Há os que querem imaginar que isto é apenas uma fatalidade, fruto da ação das ocorrências que não obedecem a nada, a não ser ao próprio acaso. Na verdade, boa parte destes casos, não é acidente, mas fruto de falha humana e, poucas vezes, de falha mecânica. Não se pode atribuir à impessoalidade do “destino” ou à ação pessoalizada da divindade tais fatos, com exclusão da responsabilidade e culpa do agente humano. As investigações apontam para o fato de que o ser humano é o grande responsável por estes tristes acontecimentos.

Somos, então, vítimas inermes de tais circunstâncias e devemos abandonar o lazer, a diversão e a vida? Não, claro que não. O prazer, a alegria, a diversão e o lazer fazem parte do propósito de Deus para nossa vida e devemos buscar usufruir o que nos é dado e permitido. Necessário se faz a observância de normas de segurança, controle de riscos e verificação devida das condições de uso do que temos à disposição. Não deixemos de nos divertir idoneamente, paralisados pelo medo devido a fatos e ocorrências como temos visto. Sigamos em frente e demos graças a Deus que dá o privilégio de descanso, lazer e prazer legítimos e justos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.