PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de fevereiro de 2012

OS DIÁCONOS E SUAS QUALIFICAÇÕES

ANO LXIX - Domingo, 12 de Fevereiro de 2012 - Nº 3459

OS DIÁCONOS E SUAS QUALIFICAÇÕES

Teremos eleição para o diaconato de nossa igreja, com a convocação para o dia 26 deste mês, às 10h30, e, caso não haja quorum, a segunda convocação será no dia 04 de março, às 10h20. Teremos oportunidade de eleger até 04 (quatro) diáconos conforme orientação do conselho. Algumas características devem ser levadas em conta quando de nosso voto. Vejamos:

“Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. O diácono seja marido de uma só mulher, e governe bem seus filhos e sua própria casa” (I Carta a Timóteo 3: 8-10 e 12).

“O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, sãos na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida” (Artigo 56 da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil).

Qual a função do diácono na estrutura da Igreja Presbiteriana do Brasil? O diácono dedica-se especialmente:

“a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos;
b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino;
d) ao exercício da fiscalização para que haja boa ordem na casa de Deus e suas dependências” (Artigo 53 e alíneas da Constituição da IPB).

Tenhamos estes pontos em nossa mente e participemos com nossa presença e voto consciente. O Senhor assim nos dirija.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.