PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de dezembro de 2011

PERDÃO: PEDIR OU AGRADECER?

ANO LXIX - Domingo, 04 de Dezembro de 2011 - Nº 3449

PERDÃO: PEDIR OU AGRADECER?
"Vós orareis assim: ...perdoa as nossas dívidas..." (Mateus 6:9 e 12).

A questão do perdão dos pecados parece ser algo simples e sem qualquer dificuldade para nós. Uma vez que cremos no depoimento das Escrituras Sagradas, torna-se fácil a compreensão sobre tal assunto, isto é, confessamos nossos pecados a Deus, pedimos que nos perdoe em Cristo e desfrutamos de tal certeza.

No entanto, parece haver alguma dificuldade neste tema, quando se pensa naquele que já foi alcançado pela graça salvadora em Cristo e foi justificado de seus pecados e que comete alguma transgressão da vontade do Senhor. A dificuldade é no sentido de se afirmar não ser necessário pedir perdão dos pecados, uma vez que já fomos perdoados de todos eles e devemos apenas confessá-los e agradecer o perdão que Deus, em Cristo, já nos deu em relação aos mesmos.

O raciocínio acima exposto parece carecer de suporte à luz da Bíblia. Vejamos: na oração dominical o Senhor insiste em que devemos orar desta maneira e diz: "perdoa nossas dívidas..." Nesta oração o pedido para que nos dê o pão de cada dia é permanente, embora saibamos que Ele cuida de nós e tem nos dito que nos sustentará. É permanente o pedido para que nos livre do mal e não nos deixe cair em tentação, embora Sua promessa seja de que não permitirá que nossos pés vacilem. Não deveríamos nem mesmo orar; já que o Senhor sabe o que vamos pedir antes mesmo de falarmos, devemos apenas agradecer (Mt.6:8). O raciocínio é o mesmo. Pedir alguma coisa ou bênção se torna desnecessário, uma vez que Ele já "nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual em Cristo Jesus" (Ef.1:3). Não devemos pedir que o Senhor nos sustente em fidelidade diante dEle para não nos desviarmos de Seu caminho, pois já estamos salvos em Cristo e é impossível para o regenerado se desviar.

A confissão é o reconhecimento da parte do pecador que pecou contra o Senhor, o pedido de perdão é a declaração pública quanto à sua necessidade e dependência da graça dEle em relação à provisão para a justificação e expiação do pecado e culpa, a gratidão é a manifestação de sua fé nesta ação soberana e graciosa do Senhor em livrá-lo da condenação gerada por seu ato pecaminoso.

Não posso dizer que seja "errado" (para o regenerado) não pedir perdão, uma vez que já foi justificado de todos eles e apenas agradecer. Mas, prefiro admitir, pelas escrituras e ensino da Igreja desde seus primórdios, e exercitar a orientação do Senhor: "pedi e dar-se-vos-á" (Mt.7:7).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.