PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2011

PALMADA DE NOVO: ESTADO OU BÍBLIA?

ANO LXIX - Domingo, 11 de Dezembro de 2011 - Nº 3450

PALMADA DE NOVO: ESTADO OU BÍBLIA?

"O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina" (Pv. 13:24)

Estamos com a legislação sobre restrição quanto ao uso de castigo físico (moderado ou não) sobre os nossos filhos para ser votada novamente. O projeto é restritivo quanto à aplicação de correção de caráter físico aos filhos, prevendo que os responsáveis por tais correções sejam detidos, sofrendo as punições impostas pela nova lei. Parte do texto é transcrito a seguir:

PROJETO DE LEI Nº 2654/2003
(Da Senhora Maria do Rosário)

Dispõe sobre a alteração da Lei 8069, de 13/07/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei 10406, de 10/01/2002, o Novo Código Civil, estabelecendo o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos, e dá outras providências.

"O Congresso Nacional decreta:
Art. 1o - São acrescentados à Lei 8069, de 13/07/1990, os seguintes artigos:
Art. 18A - A criança e o adolescente têm direito não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, no lar, na escola, em instituição de atendimento público ou privado ou em locais públicos.
Parágrafo único - Para efeito deste artigo será conferida especial proteção à situação de vulnerabilidade à violência que a criança e o adolescente possam sofrer em consequência, entre outras, de sua raça, etnia, gênero ou situação socioeconômica."

É o Estado interferindo no direito de eu aplicar os princípios das Escrituras na criação de meus filhos. Claro que não se pode admitir ou concordar com espancamentos, maus tratos, violência (abuso) e coisa desta ordem. Mas, a disciplina e correção são bíblicas e úteis quando observadas adequadamente. Aqueles que extrapolam devem ser punidos por agressão e lesão corporal. Porém, estabelecer que eu serei processado e preso por aplicar correção física aos meus filhos, é abusivo por parte do Estado.

Manter a vara é antibíblico, retê-la (não usar) também é. O assunto é palpitante e requer de nós consideração e debate. O Estado ou a Bíblia?

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.