PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS

ANO LXIX - Domingo, 06 de Novembro de 2011 - Nº 3445

Dia de Finados

No dia 02 de novembro comemora-se, celebra-se, guarda-se, ou festeja-se o Dia de Finados. É a figura e presença incômoda da morte que queremos esquecer ou preferimos não lembrar, mas da qual não conseguimos nos livrar. Não é possível fechar os olhos e fingir que ela não existe. É um contraste, nós a tememos, a repudiamos, mas a reverenciamos. Dia de finados, ou seja, dia dos mortos.

A tradição liga este dia ao de todos os santos, que se junta ao Halloween, fazendo esta mistura comercial de exploração da saudade dos que se foram, com o temor daqueles que podem retornar para nos assombrar, os quais precisamos exorcizar. Vamos nos lembrar de nossos mortos e chorar por eles, mas devemos comprar flores e colocar em suas sepulturas. Vamos ter um dia de folga (descanso) para podermos visitar o túmulo de nossos queridos que se foram. É o contraste novamente. O comércio explorando a data por um lado, e por outro, a economia com um dia de paralisação de um sem número de atividades, gerando uma perda imensa de capital e dinheiro. A morte e seus contrastes.

Em que isto nos afeta? Que relação temos nós com tudo isto? Em relação ao benefício do descanso, resta-nos usufruir. Quanto ao aspecto da perda do capital, nos cumpre a absorver o prejuízo. Quanto à lembrança que nos traz saudade e tristeza pelos que se foram, devemos descansar na graça de Deus e caminhar em paz, com a consciência tranquila por havermos tratado a todos com dignidade e estima cristã, com exemplo de vida fiel a Deus. Se você não tratou assim aos seus que se foram, flores na sepultura, incenso no altar, celebração religiosa por eles, não adiantará coisa alguma, nem para eles nem para você. Sua consciência só terá paz se você se arrepender e buscar em Deus o perdão.

Dia de finados. Não deixem para dar flores aos seus familiares e queridos depois que estiverem mortos, quando já não veem, já não sabem, já não se alegram com isto. Se quiserem vê-los felizes, deem as flores agora enquanto estão vivos. Por que depois, bem depois... Aí é o dia dos mortos e não mais dos vivos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.