PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de outubro de 2011

INCULCAR

ANO LXIX - Domingo, 16 de Outubro de 2011 - Nº 3442

INCULCAR
"Estas palavras...tu as inculcarás a teus filhos..."
(Deuteronômio 6:6-7)

Dia das crianças, que festa, que farra, que alegria. O comércio fervilha, as lojas ficam abarrotadas, a economia se aquece. Dia das crianças, que festa, que farra, que alegria.

É interessante como nós, protestantes, que somos apegados à Bíblia, não nos importamos em "tê-la em nossos corações", em "falar dela" e "manifestá-la" (6-8). Quando lemos este texto ou ouvimos sobre ele, tem-se a impressão que devo falar aos meus filhos assentado, ou andando, deitando ou levantando. Na verdade o texto não diz que estas atitudes devam ser com meus filhos, mas em todo momento de meu viver e em toda circunstância e com todas as pessoas. A ênfase em relação aos filhos é inculcar e não apenas falar.

Esta palavra tem o sentido de fazer penetrar alguma coisa no espírito (coração) pela força da repetição e insistência. Parece tão antiquado e ultrapassado este método de "decorar" os ensinos. Inculcar e decorar têm o mesmo sentido: colocar no coração, na mente, no espírito. A linha pedagógica moderna rejeita tal forma de ensino, insistindo que devemos levar a descobrir e não apenas fazer gravar. As coisas podem seguir juntas. Devo, à luz da Bíblia, fazer meus filhos aprenderem (decorar) a palavra do Senhor. Não importa o que farão com aquilo que lhes foi "impresso" no coração, o presente maior a lhes ser dado é este: inculcar-lhes a palavra, ensinar-lhes o caminho no qual devem andar.

Dia das crianças. Em meio a tanta farra e festa, perguntemos: qual o melhor presente a dar? Não dê algo que fique apenas para este momento e neste mundo; dê o presente maior que se projeta para a eternidade. Esforce-se para plantar no coração de seus filhos a semente do Evangelho e da vida eterna em Cristo, inculcando-lhes a Palavra, que é o maior e melhor de todos os presentes. Evangelize-os.

Se tem condições, dê presentes a seus filhos neste dia comercial das crianças. Sugiro, no entanto, que mais do que dar presentes, seja presente na vida deles, inculcando-lhes o Evangelho e levando-os à fé em Cristo Jesus, nosso Senhor e Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.