PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de outubro de 2011

BEBER E ESQUECER A LEI

ANO LXIX - Domingo, 23 de Outubro de 2011 - Nº 3443

Beber e esquecer a lei
"Para que não bebam, e se esqueçam da lei..." (Pv.31:5)

Mortes, invalidez, mutilações, lesões gravíssimas e sequelas permanentes no corpo e na alma, além de lágrimas, sofrimento, angústia e dor. São consequências, pela inconsequência de muitos na condução de seus veículos sob efeito de bebida alcoólica.

Cada vez mais vemos, nos noticiários, estes fatos tristes e terríveis, ceifando vidas e lesando outras tantas. Muitas vezes o motorista bêbado sai ileso ou pouco ferido do desastre, mas suas vítimas não têm a mesma sina. Vemos a recusa em fazer o teste do "bafômetro" e a não sujeição aos testes de verificação de presença de álcool no sangue. Na maioria das vezes não tem ocorrido punição proporcional para tal atitude, saindo os atropeladores sob fiança e respondendo por crime "culposo" (quando não há intenção de matar). Não vamos entrar em discussão de dolo eventual ou direto, de dolo ou culpa consciente, que é área penal. Vamos apenas nos ater ao aspecto da necessidade de punição mais severa para estes que dirigem em situação de embriaguez ao volante, com aplicação adequada desta lei, sem privilégios ou benefícios injustificáveis.

Claro que não é apenas o álcool o responsável pelos acidentes de trânsito. O excesso de velocidade, a imprudência de certos condutores, a condição inadequada de manutenção do veículo, são outros fatores ligados aos desastres de automóvel. Mas, sem dúvida, o que é triste e revoltante é o fato da quase impunidade dos alcoolizados ao volante.

Por que isto? Há explicações variadas para tal postura. No entanto, o que se pode perceber é que se trata da falta de sentido da vida, pela inexistência de compromisso com o Senhor Jesus Cristo. O vazio, a insatisfação existencial, a necessidade de adrenalina, a falsa ideia de afirmação, a fútil ideia de ostentação de poder e autonomia, são apenas sintomas do verdadeiro motivo, da verdadeira "doença"; a falta da graça renovadora e plenificadora de Cristo na vida. Uma pessoa que conhece a Cristo e tem nEle sua satisfação, não será levado a cometer barbaridades como as que temos visto em nosso cotidiano no trânsito.

Lei mais severa para punição e inibição deste comportamento. Mas, solução de verdade, só com a vida entregue ao Senhor Jesus Cristo.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.