PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de julho de 2011

SEMEAR E COLHER

ANO LXIX - Domingo, 10 de julho de 2011 - Nº 3428

Semear e colher.

O salmista nos fala sobre este princípio da semeadura e da colheita no salmo 126. A poesia do salmo é belíssima e seu lirismo elevado. Falanos das lágrimas no exercício do semear e da alegria no momento do colher. De fato, o que semeia o faz na expectativa de colheita, do contrário seria insano o semear.

Há, no entanto, alguns que não observam este princípio e conspurcam tal processo. São aqueles que desejam viver do que "espontaneamente" nasce ou brota. Não querem arar a terra, adubá-la, semeá-la e carpir para evitar que o mato tome conta dos pequenos brotos. Não se esforçam nem se empenham, querem apenas os frutos que nasçem pela dádiva da própria terra. Na esfera da religião são aqueles que se acomodam e pensam que Deus fará o trabalho que lhes compete fazer. Sem semear não há como ceifar. Não se pode esperar colher frutos do espontâneo brotar. É preciso levar a semente e semear, mesmo que com lágrimas e dificuldades.

Há outros que, também, corrompem este princípio da semeadura. São os que lançam mão da lavoura alheia, ou seja, do que outros plantaram e araram. São aqueles que se aproveitam da horta alheia, do pomar alheio e buscam ali os frutos sem maiores esforços. Não semearam, não adubaram, não cultivaram, mas acabam recolhendo em seus cestos. Atitude reprovável e contrária à ética. Este método não é incomum na esfera da religião. São os que ficam "colhendo na seara alheia", ou seja, em lugar de "semearem com lágrimas", ficam a levar os frutos que já estão amadurecidos ou são integrantes de outro pomar ou canteiro. É muito mais fácil. É só colher, não há necessidade de semear.

Graças a Deus por que a IPVM continua com seu trabalho de semear, mesmo que com lágrimas, sem fazer trabalho de busca de frutos maduros em outro pomar. O Senhor nos tem abençoado e nossa colheita vai sendo realizada como fruto de trabalho zeloso e fiel de semeadura da Palavra. Que outros não ajam assim, não nos importa. A nós nos importa semear com fidelidade, na certeza de que o Senhor nos dará os frutos desta semeadura.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.