PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de dezembro de 2010

MAUS CONSELHOS (05)

ANO LXVIII - Domingo, 19 de dezembro de 2010 - Nº 3399

"Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis" (Gênesis 3:4)

A passagem acima transcrita é parte da conversa acontecida entre Eva e a serpente, no jardim do Éden. Nela vemos existir a sugestão (conselho) dada por Satanás (na figura de serpente) para que a mulher desconsiderasse a ordem do Senhor quanto a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Infelizmente Eva resolveu obedecer o conselho dado pela serpente, e desprezar a ordem do Senhor. Foi uma lástima, uma tragédia, uma ruína.

Quando consideramos que o segundo domingo de dezembro é reservado para comemoração do Dia da Bíblia, vemos a necessidade de enfatizarmos a importância de ouvirmos e obedecermos às determinações de Deus direcionadas a nós nas páginas da Escritura. O estabelecimento deste dia (segundo domingo do advento) se deu pelo bispo Crammer (Inglaterra) em 1549, ao inseri-lo no Livro de Orações da Igreja da Inglaterra, mas não como dia da Bíblia, e, sim, como um dia especial de intercessão do povo de Deus em favor da leitura e difusão das Escrituras. No Brasil em 1850 (com os imigrantes) passará a se observar tal data.

O motivo da ruína da humanidade (entrada do pecado no mundo) ocorreu pelo fato de se dar ouvidos aos conselhos contrapostos às diretrizes dadas por Deus em Sua Palavra. Infelizmente, para muitos, a Bíblia se torna uma espécie de amuleto. Para outros, um objeto de enfeite ou adorno da sala. Para tantos outros, um livro que se leva ao templo (quando se leva) para lermos quando o dirigente nos indicar certo texto. É preciso que se resgate o entendimento que a Bíblia deve ser lida diariamente, estudada com zelo, pregada com fidelidade e VIVIDA COM INTEGRIDADE. Não se deve ficar pregando sobre a Bíblia, mas a Igreja deve pregar o conteúdo da Bíblia, ou seja, o propósito eterno de Deus em salvar Sua Igreja por meio da morte e ressurreição de Cristo e os frutos de caráter transformado por esta redenção.

Deixemos de escutar os conselhos que se opõem às Escrituras e vivamos de acordo com o que Deus nos manda e determina em Sua Palavra. Certamente agrada mais a Deus que se viva Sua Palavra todos os dias, do que se ter apenas um dia em sua homenagem.

Leiamos, estudemos, meditemos e, acima de tudo, vivamos os ensinos do Senhor trazidos a nós em Sua Palavra escrita.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.