PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de dezembro de 2010

MAUS CONSELHOS (03)

ANO LXVIII - Domingo, 05 de dezembro de 2010 - Nº 3397

"Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e lhe serviam" I Reis 12.8

O contexto da passagem acima transcrita nos apresenta o jovem rei Roboão, que sucedera a seu pai Salomão no trono de Israel. A riqueza e suntuosidade da coorte do rei Salomão custava altíssimo preço ao próprio povo. Com sua morte, o povo pede a seu filho que reavalie tal situação e diminua a ostentação, minorando os impostos e cortando gastos, pois havia opressão do povo para sustentar o luxo salomônico.

Os anciãos aconselham o jovem rei a minimizar o sofrimento do povo, aliviando-lhe a opressão e, dessa forma, lhe ganharia o respeito. No entanto o rei busca conselhos com seus jovens amigos que o orientam a oprimir ainda mais o povo e aumentar sobre eles a carga. Ele resolve atender seus jovens amigos e servos, recepcionando o mau conselho, com resultado de rebelião e divisão do reino.

Neste episódio vemos a ruína se instaurar devido ao fato de se acatar um conselho inadequado e infeliz. Não se trata de dizer que somente os idosos dêem bons conselhos e os jovens apenas maus. Embora, seja fato que a maturidade e a experiência nos ajudam a melhor compreender a vida, capacitando-nos a oferecer orientação mais adequada, não são garantia de inerrância.

A exemplo de Roboão, há muitos que preferem recepcionar em sua vida os conselhos que satisfazem sua vaidade e inflam seu" ego". São conselhos que enfatizam o bem estar pessoal ao custo da miséria e exploração de muitos. Trata-se de proposta de uso das pessoas, além das coisas, para que meus caprichos e vontades sejam satisfeitos.

No mundo hedonista e centrado na busca da satisfação do prazer pessoal, cada vez é menos ouvida e aceita a orientação de favorecer, beneficiar e socorrer o outro, às custas de meu menor luxo. Como cristãos, somos desafiados a ouvir e acatar o conselho do Senhor em Sua Palavra, quando nos ensina: "Mais bem aventurado é dar do que receber" (Atos 20.35)

Que saibamos rejeitar e repudiar qualquer conselho cujo teor seja o de nos trazer satisfação e prazer às custas da exploração de outro ser humano.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.