PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de maio de 2010

AI (24)

ANO LXVII - Domingo, 16 de maio de 2010 - Nº 3368

"Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e Sidon se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza" ( Mateus 11:21).

Chegamos ao Novo Testamento e as manifestações de "ais" existentes em seus livros. O texto de Mateus é o primeiro dentre vários, os quais serão tratados seguidamente.

As cidades de Corazim e Betsaida localizavam-se a noroeste do mar da Galiléia, enquanto Tiro e Sidom eram cidades da região sírio-fenícia (e Líbano), portanto, gentias e não judias.

Em um primeiro momento pode-se perguntar: Se essas cidades se arrependeriam, por que não se foi pregar para elas ou nelas, a fim de se converterem? A resposta é simples: para não se converterem. Se fosse esse o plano de Deus elas iriam ouvir, se arrepender e se converter. Não era.

Em lugar de pensarmos naqueles que não ouviram e o que vai se dar com eles, como o caso das cidades de Tiro e Sidom, devemos ter nossa atenção voltada para a situação dos outros que ouviram e viram os milagres, mas não se arrependeram e nem se entregaram ao Senhor. Esse sim é o grande problema.

Do mesmo modo que tais cidades foram impenitentes, ainda que vendo os milagres do Senhor Jesus, temos em nossos dias (e em nosso meio) muitos que, embora ouçam a mensagem do Evangelho, vejam a manifestação da graça salvando vidas e participem dos serviços sagrados (cultos), assumem comportamento de descompromisso com a fé cristã evangélica, envolvendo-se em modismos e "baratos da hora", em uma tentativa de satisfazer algum "vazio" existencial que sabem só poder ser preenchido por Jesus, o Cristo.

As pessoas que assumem tal forma de comportamento, sustentando padrões de mundaneidade e valores não do Reino de Deus, mas das diretrizes do "presente século", são comparadas a essas cidades de Corazim e Betsaida. Nesse sentido são alvos da mesma expressão usada pelo Senhor Jesus, endereçada a tais cidades: "ai de ti". Sim, ai de ti.

Precisamos decidir, nós que nos chamados cristãos evangélicos, se mudamos de atitude ou mudamos de nome. Pois se mantivermos atitudes que escandalizam o Evangelho e o Nome do Senhor, devemos mudar de nome e deixar de nos chamar cristãos. Mas, espero que se conserve o nome e seja mudada a atitude, a fim de que não se ouça : "ai de ti..."

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.