PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de março de 2010

AI (18)

ANO LXVII - Domingo, 21 de março de 2010 - Nº 3360

"... ai de nós porque pecamos!" (Lamentações, 5:16)

"Lamentações" este é o nome dado, em português, ao livro escrito pelo profeta Jeremias, no qual lamenta e chora pela situação de decadência e corrupção de seu povo Israel.

Este é um lamento que deve estar presente nos lábios (e no coração) de todos nós, no sentido de sermos conscientes de nossa condição de pecadores, sem tentativa de auto-justificação diante do Senhor. É a mesma manifestação do publicano (Lucas 18) ao orar no templo, excluindo toda e qualquer manifestação de justiça própria, dizendo: "Tem compaixão de mim, sou pecador".

Esta atitude de reconhecimento de sua condição de pecador e de que tem cometido pecado, não é uma postura de depreciação ou destruição de sua imagem. É, na verdade, a maneira adequada de se ver e se apresentar diante de Deus, pois tal manifestação o torna apto a receber o perdão de Deus e a reconciliação com Ele.

Assim, ver-se pecador não é um demérito, mas uma virtude, desde que não haja fixação nessa visão, pois tal acarretaria sua ruína. Ver-se pecador não deve ser o final do caminho em relação a Deus, mas seu começo, pois a partir daí haverá a manifestação da graça restauradora do Senhor sobre a vida daquele que assim se vê.

Como ser pecador pode ser algo positivo? Ser pecador não é positivo, mas o ver-se e se reconhecer pecador é positivo, pois se o pecado faz com que "caia a coroa de nossa cabeça" (v.16), o retorno dessa coroa se faz pela graça de Deus, mediante o arrependimento e reconhecimento do pecado cometido, ante a declaração sincera: "ai de mim, pequei".

Lembremo-nos do profeta Isaías que reconheceu ser homem de "lábios impuros" ante o Senhor, o Rei da glória, sendo purificado por ação do próprio Deus e qualificado para o serviço e obra do Senhor. Não tema reconhecer que pecou, lamente tal fato e, na confiança em Cristo, receba o perdão e a restituição de sua coroa.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.