PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de setembro de 2009

BEM-AVENTURADO (40)

ANO LXVII - Domingo, 13 de setembro de 2009 - Nº 3333

"Bem-aventurados aqueles que lavam suas vestiduras [no sangue do Cordeiro]..."(Ap.22:14) .

Esta é a última bem-aventurança desta série de 40 que escrevemos em nosso boletim. É, também, a última que encontramos nas Escrituras Sagradas cristãs. Penso que não poderia ser texto mais sugestivo a encerrar esta sequência de mensagens pastorais. Não se vai tratar de aspectos técnicos e manuscritológicos quanto ao texto, porque o lugar e o espaço não são apropriados. Contemplemos e louvemos a Deus pelo que vemos escrito, que é certo e verdadeiro.

Pode parecer difícil, em uma linguagem não simbólica e não mística, entender o que está dito. Pois como se pode estar lavado, se o agente de lavagem é o sangue. O que ali for lavado ficará menos limpo, ou mais manchado. No entanto, trata-se de linguagem religiosa e própria do cristianismo. Devemos nos lembrar que a diretriz bíblica é que "a vida está no sangue" (Lv.17:11) e "o sangue é a vida"(Dt.12: 23), fazendo-nos entender que lavar no sangue é lavar na vida, ou seja, ser purificado(a) por meio da vida do Cordeiro. É a vida de Jesus em nós, que nos faz sermos purificados e limpos de nossos pecados e iniquidades.

O que assim é purificado, desfruta destes privilégios: direito a usufruir da árvore da vida e entrar pelas portas na cidade santa. Claro que esta Árvore da Vida (nos lembra o Gênesis) é o próprio Senhor Jesus de quem nos alimentaremos (espiritualmente) para todo o sempre, vivendo Sua vida e santidade. Quanto ao entrar na cidade pelas portas, não significa que se possa entrar pela janela ou de outro modo (jeitinho brasileiro). O sentido é de ser aberta e poder entrar, não ficar de fora, excluído e exposto às trevas e males; "fechou-se a porta"(Mt.25: 10), como a arca de Noé que teve sua porta fechada pelo próprio Deus e ninguém mais entrou.

Bem-aventurados e felizes somos nós, que temos lavado nossos pecados no sacrifício de Jesus, o Cordeiro, pelo que temos direito a esta Árvore da Vida e poderemos entrar na cidade santa, a Jerusalém Celestial, pelas portas abertas pela graça e misericórdia do Senhor nosso Deus. A nós só nos resta dizer com humildade e gratidão: Louvado seja o Senhor por tão grande salvação.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.