PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de agosto de 2009

BEM-AVENTURADO (38)

ANO LXVII - Domingo, 30 de agosto de 2009 - Nº 3331

"Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor..." (Ap.14:13)

A morte é bem-aventurança? À primeira vista poder-se-ia dizer que sim. No entanto, a morte em si mesma não é bem-aventurança, antes é condenação pela desobediência consciente a Deus operada pelos nossos primeiros pais no Éden, portanto, maldição.

A fé em Cristo Jesus, faz com que este elemento de maldição seja transformado em elemento de bênção ou glória plena e eterna. O texto, em sua sequência nos fala de como se pode tornar a maldição em bênção: "os que morrem no Senhor".

Morrer no Senhor, não pode ser confundido com uma manifestação bélica de defesa de algum lugar, como nas Cruzadas ou ocasiões semelhantes. Nestes casos, pode-se admitir que se trate de "morrer pelo Senhor", ainda que também isto seja duvidoso. O sentido de morrer no Senhor, liga-se àquele que tem sua convicção e fé em Cristo Jesus como seu único e suficiente salvador, e deixa esta existência (morre) sob esta segurança e certeza.

Duas justificativas são dadas para que se possa ver a morte como bem-aventurança para os que morrem no Senhor. Primeira "para que descansem de suas fadigas". A vida cristã envolve lutas e embates, mesmo na esfera terrena com enfermidades, ansiedades, feridas, perseguições e coisas semelhantes. No céu, as lágrimas serão enxugadas, o luto será superado, o pranto extinto e a enfermidade desaparecerá. Nunca mais fadiga, cansaço, esgotamento ou abatimento. Segunda "suas obras os acompanham". Nossas obras não são agentes de nossa salvação, mas irão conosco, nos acompanharão e serão elementos de premiação diante do Senhor. Jesus disse que nada do que fizermos a um "destes pequeninos" que crêem nEle, ficará sem recompensa, mesmo que seja um copo de água fria. (Mt.10:40-42) .

Somos bem-aventurados porque descansaremos de nossas lutas e fadigas, e porque receberemos a recompensa por nossas obras que nos seguem.

Amigo leitor, pense e reflita sobre isto. Viva como bem-aventurado em Cristo, para poder morrer como bem-aventurado no Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.