PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de junho de 2009

BEM-AVENTURADO (29)

ANO LXVII - Domingo, 14 de junho de 2009 - Nº 3320

"Bem-aventurado os vossos olhos porque vêem..."(Mt.13: 16)
"Bem-aventurado os que não viram e creram..."(Joã o 20:29)

Ao lançar os olhos sobre estes dois textos, pode-se ficar confuso e imaginar que há uma contradição inerente e mesmo explícita. No entanto, as duas situações são, igualmente, manifestações geradoras de bemaventurança.

Claro que cada uma em seu contexto.

Na primeira passagem Jesus fala do grande privilégio que seus servos tinham de poder vê-Lo e ouvi-Lo, em contraste com os profetas do Antigo Testamento que, apesar do desejo e expectativa, não puderam desfrutar de igual graça ou privilégio. Assim, é claro que aqueles que estavam ao lado de Jesus eram bem-aventurados (ditosos, felissíssimos) pelo fato de usufruírem desta alta honraria de ver e ouvir o Senhor do universo.

Na passagem escrita por João, trata-se de outro sentido. Vê-se que Tomé havia afirmado que só creria na ressurreição de Jesus se viesse a colocar seu dedo nas feridas de Jesus. Se não O visse e não O apalpasse, não creria. Era o teste empírico e sensorial na dimensão do que se diz: se não vejo, não toco, não sinto; não creio que exista ou seja verdade. Neste ambiente é que se tem o pronunciamento de Jesus. Desse modo somos mais bem-aventurados que os próprios apóstolos e discípulos de Jesus que O viram e andaram com Ele; isto porque nós cremos sem termos visto ou mesmo ouvido. Os que viam e ouviam Jesus, não precisavam crer em sua existência, mas precisavam crer que Ele era quem dizia ser. Nós cremos que Ele haja existido, que é quem disse ser e que realizou o que realizou com alcance eterno.

Assim, ver se torna uma bem-aventurança, mas não ver, torna-se uma bem-aventurança ainda maior. Na expressão do apóstolo Paulo: "...andamos por fé e não pelo que vemos" (2 Co.,5:7).

Bendito seja o Senhor que nos tem levado à experiência da fé, sem a necessidade da vista, pois se vemos não necessitamos crer.

Glória ao Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.