PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de novembro de 2008

BEM-AVENTURADO (12)

ANO LXVI - Domingo, 30 de novembro de 2008 - Nº 3292

BEM-AVENTURADO ( 12 )
" Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos" (Sl.112:1).

As palavras podem ter mais de um sentido em seu uso e nos trazer alguma dificuldade quanto ao seu entendimento. Uma delas é o verbo temer e seus derivados. Ao se falar em temer ou temor, nos vem a idéia de medo e pavor. É claro que tais idéias estão ligadas ao temor, mas em nosso texto não se trata deste medo, mas, sim, de respeito e acatamento com reverência.

A beatitude aqui está ligada ao respeito e à reverência para com o Senhor, em obedecê-lo e viver Seus preceitos e mandamentos. O final do verso é claro neste sentido ao dizer: "se compraz em seus mandamentos". O temor ao Senhor está , pois, ligado ao prazer em obedecer Sua vontade e cumprir Seus mandamentos.

Vê-se, mais uma vez, que a questão não é de falar : "Ah eu sou temente a Deus" e não cumprir a vontade dEle, mas de viver e praticar Seus ensinos e ordenações, porque o Evangelho não é palavrório , mas realização; não é intenção, mas atitude correta.

Pode-se notar que a partir do verso 5 o salmista alinha uma série de ações que evidenciam a bem-aventurança de temer ao Senhor. A relação é clara: se você teme ao Senhor, então é bem-aventurado e isto porque assume as atitudes apontadas no texto integral deste salmo 112. Consito os irmãos a lerem todo o salmo para descobrirem que o temor a Deus não é sentimento , mas prática, ação.

É preciso destacar, no entanto, que a bem-aventurança diante do Senhor, pode custar caro na relação com a estrutura que se opõe ao próprio Deus. A reação do perverso, ou seja, do que não teme a Deus será de revolta e indignação , não se conformando com este modo de ser do piedoso temente a Deus. Não se deixe abater com esta reação. Continue firme, pois a sua justiça haverá de permanecer para sempre, enquanto o desejo do perverso perecerá. De fato, bem-aventurado aquele(a) que teme ao Senhor. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.