PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de novembro de 2008

BEM-AVENTURADO (10)

ANO LXVI - Domingo, 16 de novembro de 2008 - Nº 3290

Bem-aventurado ( 10 )
"Bem-aventurado o homem, Senhor, a quem repreendes" (Sl.94:12)

Pode-se dizer, diante deste texto, que há bem-aventuranças das quais não queremos participar e que não desejamos ter sobre nossa vida. Esta é uma delas. Pensar em bênção associada à repreensão não é comum, principalmente nestes dias de ufania e triunfalismo barato no meio evangélico, onde as dificuldades, lutas, provações e tribulações são vistas como manifestações de falta de fé.

O salmista tem uma visão confrontante com a que se propala hoje em muitos setores religiosos. É preciso coragem para dizer que repreensão é bem-aventurança. É estar na "contra-mão" da moda religiosa, já que esta ensina que é tudo serenidade, alegria, tranquilidade e descanso. Ser repreendido significa ser admoestado pelo fato de estar fora da direção adequada dada pelo Senhor. O salmista liga a bem-aventurança da repreensão ao ensino da lei (Palavra de Deus) à pessoa. A repreensão faz com que a lei seja aplicada e a correção se verifique. Quem está sem correção (repreensão) encontra-se em uma situação de risco, no mínimo.

O escritor da Carta aos Hebreus faz coro com o salmista e afirma: "que filho há que o pai não corrige?" (Hb.127). Ele entende o privilégio da disciplina ou repreensão para crescimento e amadurecimento em relação ao conhecimento da vontade de Deus. Estar sem repreensão ou sem disciplia signifca estar fora da manifestaçõa graciosa do Senhor: "Se estais sem disciplina ...não sois filhos"(Hb.12:8).

Estes textos bíblicos soam deslocados e desconectados da realidade que nos cerca neste universo religioso do "cor de rosa" e "azul anil". Não se pode falar em disciplina, repreensão, correção, admoestação pois afasta as pessoas, espanta os "clientes", já que a ênfase é "vender o produto mais agradável" e de modo atrativo, com palavras doces, pois a vida já é por demais dura.

Ser repreendido pelo Senhor é também expressão de bem-aventurança, pois ficam claros Seu amor e interesse para conosco , a fim de nos levar a conhecer Sua Lei e Vontade, que são sempre o melhor para nós (Rm.12:2). Regozijemo-nos nesta bem-aventurança, mesmo que possa ser duro de suportá-la, pois certamente ela se manifesta para a glória de Deus e nosso maior bem.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.