PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de setembro de 2008

BEM-AVENTURADO (3)

ANO LXVI - Domingo, 28 de setembro de 2008 - Nº 3283

Bem-aventurado ( 3 ) – Salmo 1: 2

Falamos sobre aquele que é bem-aventurado nos moldes do verso 1 deste salmo, sob um enfoque do deixar de fazer. Agora a bem-aventurança se reveste do aspecto do fazer.

A manifestação de beatitude ocorre pelo fato de meditar na Palavra do Senhor (Sua Lei) de dia e de noite. Tal figura não pode nos conduzir ao erro de pensar que tal pessoa se põe a ler a Bíblia o tempo todo em todos os seus dias. A idéia de constância ou permanência na vinculação à Lei do Senhor, ocorre no meditar.

Em contraste com a situação expressa no verso 1, a direção da vida deste piedoso se dá pela observância dos princípios na Lei do Senhor. Meditar tem o sentido de refletir, pensar, analisar com profundidade e vagar. É um processo que deve estar presente em nosso viver permanentemente. A influência da Palavra deve permear toda a estrutura de minha vida.

O exercício do constante meditar não se torna entediante ou fastidioso ao que assim se porta, antes é motivo de prazer e satisfação. Há, em seu coração, manifestação de regozijo e nisto, de fato, se alegra. Seu caminhar não é dirigido pelo mero instinto, muito menos pelas diretrizes oferecidas pelos ímpios, mas transborda de felicidade por saber que está caminhando em consonância com as determinações do Senhor.

Pode-se perceber que ocorre uma constante interação, pois tem prazer e medita e meditar trará prazer, que levará ao desejo de meditar. Neste processo cíclico o piedoso será sempre considerado bem-aventurado.

Sejamos bem-aventurados por meditarmos dia e noite na Palavra do Senhor.

Que Ele nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.